Deveriam ter sido eliminados,
Indícios de que 137 auditores que estão no Centro de Estudos Judiciários (CEJ) a formarem-se para serem magistrados copiaram num teste levou à anulação do exame. Face à impossibilidade de encontrar uma data para repetir o teste a direcção da instituição decidiu atribuir nota dez a todos os futuros magistrados.
Não admira que, uma vez encarreirados, sejam todos considerados sempre bons ou muito bons.
---
correlacionado: Marinho Pinto defende exclusão de candidatos a magistrados
---
correlacionado: Marinho Pinto defende exclusão de candidatos a magistrados
2 comments:
Um colega meu na Faculdade de Letras de Lisboa, quando era Assistente,em carta a um jornal(Diário de Lisboa)denunciou o copianço [quase]generalizado num exame que vigiava. O jornal publicou a carta, onde dizia que,à saída, os alunos até comentavam:
'copiaste bem?', e a então Directora da Faculdade (Virgínia Rau)chamou-o, repreendeu-o e não lhe renovou o contrato, cortando-lhe, assim,a possibilidade de carreira académica que ele tanto desejava.
Não denunciar os copiadores torna injusta qualquer solução, mesmo a da anulação da prova em relação aos que não copiaram.Agora, como
'bons' juizes que se destinam a ser,deverão reclamar as 'provas'de que copiaram.Pelo menos os que não o fizeram têm direito a isso.
Porque,se uma pergunta difícil foi bem respondida por todos, algum(s)sabia(m) a resposta.Se a ética é um conceito anódino, porque não respeitado por todos, 'copiar' como não pagar impostos não parece em si criticável.Condenável é os 'vigilantes'não os denunciarem, até porque são pagos para isso.
"Se a ética é um conceito anódino, porque não respeitado por todos, 'copiar' como não pagar impostos não parece em si criticável.Condenável é os 'vigilantes'não os denunciarem, até porque são pagos para isso."
Discordo, meu caro Francisco,
Discordo em geral e neste caso, em particular. Um sociedade livre é uma sociedade consciente da defesa dos seus valores, independentemente da vigilância. Se a vigilância é necessária para o cumprimento da lei e a observação da moral, a sociedade é civicamente menor.
No caso em concreto, deveria ter sido aberto processo de averiguações (um bom caso para quem quer ser juiz ou procurador) e expulsos os copiadores.
Assim, é um desconforto (deveria ser) se vivessemos numa sociedade consciente e exigente saber que os juizes em geral são desonestos. E digo em geral, porque a classe não se indignou e encaixou bem o facto. Prova que têm telhados de vidro e falta de dignidade.
Post a Comment