Thursday, June 16, 2011

ELMIRA

Bom dia! Ah, que bom começar o dia a ouvir, bom dia! Até fiquei com a pele assim. Estiveram então com a minha irmã ... pois eu sou muito mais extrovertida que ela. Saio à mãe. Esteve cá há duas semanas. Passámos todo o tempo a falar, e a minha irmã a ouvir. O meu sobrinho é, nisto de falar, mais parecido comigo. Vim para cá dois anos depois da minha irmã ter vindo. Até ganhava bem em Portugal naquele tempo. Para o que era normal, até ganhava bem. Mas vim, vim por um ano, trabalhar num hotel, voltei a Portugal,  depois disse para comigo, tenho de voltar, e voltei. Casei com um suíço, não deu certo, divorciámo-nos, mas fiquei por cá. Agora não volto a casar. Na!... Não tenho filhos, pois não, mas tenho sobrinhos. Este aqui e vários em Portugal. Hoje atrasei-me um pouco na abertura da loja, fiquei por ali a tomar um café, a fumar o meu cigarrinho, a dar uns dedos de conversa, sabem como é, precisamos de ter isto tudo controlado. Mas estava de olho aqui na porta. Abri esta loja há nove, vai fazer dez anos. Ao princípio não foi fácil, agora também não, mas cá vou resistindo. Comecei só com roupas de criança, mas depois tive de começar a trabalhar com roupas de mulher. Os suíços têm muitos filhos? Têm, têm, mas os suíços também têm hábitos muito diferentes dos nossos. Enquanto lá toda a gente quer novo e de marca, aqui eles vestem os irmãos mais novos com o que usaram os que apareceram primeiro. E também é muito frequente os vizinhos darem peças de vestuário já usadas. Quanto a marcas, olhem, tive de reduzir e oferecer vestuário mais em conta. Aqui o custo de vida está muito elevado, e as pessoas cortam na despesa com vestuário. E depois, eles não querem que isto se saiba, há muita pobreza escondida neste país. Há, há. Não querem que se saiba, mas há. Então prima, vai essa? Fica-te mesmo bem. Não fica? Eu acho que te fica mesmo muito bem. Tratamo-nos por primas porque ela é angolana, de Nova Lisboa. Pois, já sei, já me disseram que abriu ali atrás uma pequena loja de artigos portugueses. Ainda não estive lá, mas vou lá. Tem pastéis de nata? Não me diga. Adoro pastéis de nata. Ainda hoje por lá passo. Meus ricos pastéis de nata. Estiveram em Einsiedeln? Então não viram  a procissão de Pentecostes, no domingo passado. O Convento é enorme. Pois foi pena que já estivesse fechado quando lá chegaram.  Aquilo é lindo, não é? Para lá do lago, que fica do outro lado, junto a Gross, a paisagem é uma maravilha. Vale a pena voltar lá. Gostei muito que me tenham visitado. Apareçam sempre.  

No comments: