Sunday, May 02, 2010

O EXEMPLO VEM DE BAIXO

Não, não concordo! O exemplo deve vir de cima!
.
Ora o que vêm as pessoas quando olham para cima? Vêm as mais diversas formas de vilania: juízes que absolvem corruptos confessos, que mandam para a prisão quem rouba um pão mas não condena nenhum dos envolvidos na "operação furacão"e outras operações com nomes prometedores mas mais nada que isso, marcas de nenhuns produtos, políticos que se abotoam com a venda de favores, gestores de monopólios que ganham mais num mês que um cidadão remediado toda a vida, os bens do estado saqueados pelo clientelismo partidário, os governantes embrulhados em camadas de suspeitas que não acabam de crescer, um corropio de casos que envolve gente sem escrúpulos em negócios manhosos feitos de conivências entre o poder político e o poder económico à custa do dinheiro do zé.
E vem você com essa conversa de facturas falsas com que a malta retira ao IRS uns cobres! Peanuts! São peanuts comparados com a roubalheira em larga escala de que os jornais vão dando parcialmente conta todos os dias sem que ninguém, desde que roube muito, vá preso. Fora o que os jornais não dizem, a parte imersa do iceberg do que rouba a malta com massa.
Meto facturas fictícias nas contas de despesas? Claro que meto. Quem é que não mete? Você não mete? Em que país é que o meu amigo pensa que vive?
Despesas de saúde? É com o contabilista. Pago 150 euros ao tipo e não me ralo. As facturas, se o fisco um dia as pedir, arranja-as o contabilista. Ou você não sabe que há farmácias que arranjam facturas para os amigos? Restaurantes? Já reparou que a maior parte não passa factura? IVA?
Quer factura? Se precisar de factura tenho de debitar IVA. Quantas vezes é que você não ouviu isto? Arrange um contabilista, é o que lhe posso dizer.
Não tem nada de mal. Quanto menos dinheiro você colocar na mão dos gajos menos oportunidade lhes dá para o roubarem. Eu pago pouco. Mas se pudesse não pagava nada. E só vejo vantagens nisso. Para além do que ganho fico muito mais descansado quando ouço noticiários que dão conta dos saques feitos pela xungaria que assaltou o país. Porque, a mim, roubam-me pouco. É como me se me tivessem roubado a carteira que, preventivamente, trago sempre quase vazia.
Arranje um contabilista, já lhe disse, verá que não se arrepende.

No comments: