Wednesday, October 24, 2012

QUEM FALA ASSIM É O SENHOR ULRICH

O banqueiro Ulrich é, contrariamente ao padrão da corporação, uma personalidade extrovertida.Volta e meia, fala e dá que falar.
 
Ontem, durante a apresentação dos resultados do terceiro trimeste do BPI, afirmou que "os consultores financeiros, maioritariamente estrangeiros, contratados pelo Ministério das Finanças e Banco de Portugal, nomeadamente para inspecções às carteiras de crédito, no âmbito do plano de recapitalização, e pagos pela banca privada, já extorquiram 5,3 milhões de euros ao BPI em apenas 12 meses." E acrescentou, visando algum alvo encoberto: "Não percebo porque é que há este entusiasmo com consultores estrangeiros que não têm trazido qualquer valor acrescentado. São extorsões a instituições privadas". Na mesma ocasião, acrescentou ainda, relativamente ao mesmo tema que "Se a exposição à dívida fosse actualizada, o BPI podia de imediato reembolsar a ajuda do Estado"

Percebe-se bem que o banqueiro Ulrich, a quem não falta tarimba em matéria de consultadoria banqueira, se indigne com o emprestador (forçado pela troica), a quem paga um juro exorbitante, lhe sobrecarregue a conta com facturas de consultadoria que, em princípio, deveria ser realizada pelos serviços de inspecção do Banco de Portugal. Indignação à parte, o que salta de insólito nas palavras de Ulrich é aquela frase sibilina onde o banqueiro afirma que "não percebe este entusiasmo (do Ministério das Finanças ou do Banco de Portugal, ou dos dois?) com consultores estrangeiros."
 
Dito por um qualquer cidadão comum, percebe-se que não perceba. Dito por Fernando Ulrich trás água no bico e, aquele entusiasmo, poderá insinuar o contrário do que afirma.  Um dia mais tarde, se for caso disso, se saberá o que é que ele queria alvejar.
 
Fica-me por perceber como é que a actualização da dívida num período tão curto (três anos, se bem me lembro) vale mais do que o pagamento antecipado para escapar aos juros elevadíssimos do contrato.
---
Correl.- Privatizações causam mal estar entre BPI e BESI

No comments: