Thursday, October 04, 2012

O MELHOR GOVERNO DO MUNDO

"Na minha perspectiva verificou-se em Setembro uma manifestação extraordinária de mobilização de vontade, de dignidade e de mobilização do povo português. O povo português revelou-se o melhor povo  do mundo e o melhor activo de Portugal.
 
(Vítor Gaspar, hoje na Assembleia da República durante a discussão das moções de desconfiança do PCP e do BE)
(aqui)
 
À partida, era conhecido o enredo e a cena final, mas o ministro das Finanças meteu uma bucha no script,  enfureceu os desconfiados  da extrema esquerda, e apagou da memória da sessão parlamentar quatro horas e meia de um espectáculo já visto. Sobrou apenas para memória futura a sua homenagem, inesperada na ocasião e no motivo, ao melhor povo do mundo.
 
O Conde Joseph de Maistre,  um dos mais influentes pensadores contra-revolucionários no período imediatamente a seguir à Revolução Francesa, certamente ressabiado com a utilização intensiva, então em voga, da guilhotina, saiu-se com esta, que ficou célebre : "Cada povo tem o governo que merece" . Para Monsieur de Maistre o povo francês era tão desprezível como os ocasinais detentores do poder, na altura. 
 
Da triangulação lógica dos encómios de Vítor Gaspar aos seus concidadãos só pode deduzir-se, se a afirmação de Joseph de Maistre é acertada, que o ministro das Finanças declarou o Governo, de que é figura destacada, como "o melhor governo do mundo".
 
Mais, sem recorrer a Maistre: se o povo português é o melhor activo de Portugal, e o povo português o melhor povo do mundo, Portugal detem o melhor activo do mundo!
 
Ficou algum sofisma pelo caminho? Talvez não.
Temos o melhor activo do mundo e um passivo a condizer.
 
 
 

1 comment:

Anonymous said...

Excelente conclusão. A passividade está no nosso sangue.
(custa-me dizê-lo)