Saturday, January 28, 2012

E POR QUE NÃO?

Se há coisa que não nos falta são ideias e propostas que outros deveriam concretizar.
Mesmo que a ideia ou proposta seja tão vaga e redonda quanto esta: é fundamental relançar a economia e criar condições de criação de emprego. Quem é que está contra? Ninguém. A capacidade de criatividade sustentada nas obrigações dos outros é inesgotável.

Por que é que não se exportam pasteis de nata?, perguntou o ministro da economia e muitos continuam ainda admirados com a simplicidade da descoberta. E por que não?
Por que não se exportam rosquilhas de azeite, uma especialidade da minha aldeia ?

As rosquilhas de azeite caem de imediato no goto de qualquer um que lhe dê a primeira trincadela. Quando saímos de casa com destino a leste ou oeste para visitar, de cada vez, metade da família, levamos uma mala pejada de rosquilhas de azeite, arriscando um dia destes ter a carga apreendida na fronteira por inocente evasão aos direitos alfandegários. São um sucesso tão grande que obriga a racionamento de consumo. Têm-nas provado gente de toda a parte do mundo a quem suscitam de imediato a tentação de trincar sempre mais uma.

Mais facilmente exportáveis que os pasteis de nata, por não requererem frigorífico no transporte nem embalagens especiais, prazo de validade de dois meses, as rosquilhas de azeite excedem em sabor e textura os mundialmente conhecidos gressinos italianos.

Em princípio tudo é exportável. Até o "air de Paris".
E todos temos ideias acerca daquilo que deve ser feito por outros, há um professor Marcelo sem direito de antena em cada idiota que o admira. 

Todo este arrazoado porque ontem dei comigo a pensar que, se o ministro propõe os pasteis de nata, eu sugiro as rosquilhas de azeite a Carvalho da Silva para demonstrar a capacidade de realizar aquilo pelo qual durante vinte e cinco anos se bateu: tornar-se um empresário lúcido, capaz de criar emprego, remunerando civilizadamente os seus colaboradores. Que, já agora, poderia recrutar na quase inesgotável capacidade disponível na Confederação Geral de Trabalhadores.

Dou todas as referências a quem as solicitar.

No comments: