Friday, November 13, 2009

O JOGO DA CABRA CEGA

Ouço na rádio, esta manhã, que polícia britânica fecha investigação ao caso Freeport‎, por falta de provas. Confrontado com esta notícia o cidadão comum, se andar acordado, não pode deixar de interrogar-se: se não há provas, quem é que inventou o DVD que incriminava, além de outros, o primeiro-ministro de Portugal? Se o DVD é uma montagem realizada com fins criminosos quem são os criminosos e quem lhes deu guarida? Quem deu publicidade a uma patranha que levantou suspeitas de corrupção sobre o primeiro-ministro português? Ninguém é responsável? Ninguém é incriminado? Uma difamação desta dimensão fica impune? Se um dia destes outros, ou os mesmos difamadores, colocarem na praça pública a suspeição sobre a honestidade do primeiro-minitro britânico, a polícia britânica encerrará o processo de investigação sem incriminar quem levantou ou divulgou suspeitas infundadas? Não creio.
.
O cidadão comum português espera que, na sequência deste desfecho, o primeiro-ministro português alvo da difamação que, afinal de contas, atinge também muito negativamente a imagem de Portugal no estrangeiro, provoque a reabertura do processo para reabilitação do seu nome e do país de que é primeiro-ministro.
.
Para que ninguém duvide que o processo não foi arquivado por perdão mútuo.
----

6 comments:

António said...

Boa tarde.
Houve destruição de provas num misterioso incêndio.
Misterioso ou conveniente?
A grande lavandaria não pára.Trabalha a todo o gás, cá dentro e lá fora. Quem é o patrão da lavandaria, a suprema entidade que lhe preside, há quem saiba.E tem muitos empregados, caixeiros-viajantes e outros funcionários colocados estratégicamente para pôr água e detergente onde faz mais falta.

Vivemos num país onde o próprio Presideente já tem medo de sair à rua para não ser confrontado com situações e perguntas embaraçantes.
Uma vergonha de país, uma democracia como você diz, onde o artigo 13.º é para usar segundo as conveniências. Não é igual para todos, embora diga que sim.

Rui Fonseca said...

É uma beleza esta coisa da Internet, Caro António.
Num ápice vê-se o que diz o artº. 13º. Mas nem toda a gente tem Internet.

Artigo 13.º
Princípio da igualdade
1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.

2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

António said...

E atão?

A Chata said...

"TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS MAS ALGUNS SÃO MAIS IGUAIS DO QUE OUTROS"

...
"Não havia dúvidas agora sobre o que estava acontecendo âs caras dos porcos. Os que se encontravam lá fora olhavam do porco para o homem, do homem para o porco e novamente do porco para o homem, mas era já impossível distinguir uns dos outros."

Triunfo dos Porcos
George Orwell

Rui Fonseca said...

"Misterioso ou conveniente?"

As duas coisas, penso eu que sou desconfiado.

Rui Fonseca said...

Cara Amiga A.,

Por onde é que tem andado que tanto por aqui tem faltado?

Espero que não tenha sido por causa de qualquer coisa menos boa.

Muita gente me tem perguntado por si, sabe? E eu sem saber responder.

Estive quase para pôr anúncio. Mais dia menos dia, saía anúncio de certeza.

Volte sempre.