Monday, November 30, 2009

OS SUÍÇOS


A Suíça: mais de 57 por cento votou contra minaretes nas mesquitas
A Suíça aprovou
hoje, por mais de 57 por cento, os apelos da extrema-direita a que seja proibida a construção de novos minaretes no país, indicam os resultados oficiais do referendo.
.
Leio, e pergunto-me: Se a iniciativa tivesse partido de outro lado e não da extrema-direita a reacção da União Europeia teria sido a mesma? Ou, uma iniciativa destas só poderia ter origem na extrema-direita? Ou, há sentimentos colectivos que ninguém arrisca expressar em público salvo os extremistas? Ou, é maioritariamente intolerante a população suíça? Ou, os direitos das minorias devem submeter-se aos estados de alma das maiorias? Ou, como votariam os portugueses num referendo semelhante? Por exemplo.
.
A minha resposta é simples: Este é o tipo de questões, que por decorrerem de uma apreciação que todos os cidadãos são capazes de fazer, que devem ser referendadas, independentemente de quem tiver reclamado referendo. Evitá-lo é reprimir o sentimento colectivo de se expressar livremente. E, quando isso acontece, o recalcamento colectivo nunca é bom conselheiro.
.
Se os suíços votaram assim, respeitem-se os seus votos e esqueçam-se os promotores do referendo.

2 comments:

António said...

Boa noite.
"Ou, uma iniciativa destas só poderia ter origem na extrema-direita? Ou, há sentimentos colectivos que ninguém arrisca expressar em público salvo os extremistas?"

Em cheio!
Não tenha a menor dúvida que muita gente respirou de alívio com o resultado do referendo, embora cá fora se arme em politicamente correcto e aparente o contrário.
Tal como aqueles queridos cá fora que em casa enchem a mulher de "mimos".

José Manuel said...

Civilizações incompatíveis

O Islão é incompatível com todas as outras civilizações deste planeta, o princípio de defesa elementar das populações contra o Islão não pode ser ignorado e censurado pelos tratados politicamente correctos, as pessoas têm o deito de se defenderem contra o Islão.

Foi o que fizeram os suíços ao inscreverem na sua constituição a interdição da construção dos símbolos imperiais do Islão que são os minaretes.

Bem aja o povo suíço por esta iniciativa.

Genebra Suíça