Thursday, November 26, 2009

O JOGO DA CABRA CEGA

Oliveira e Costa acusado de montar esquema ilegal com mais 23 arguidos
O despacho de acusação refere que o ex-banqueiro aceitava conceder dividendos retirados do BPN a quem com ele colaborasse, apesar de isso prejudicar financeiramente o banco.

2 comments:

António said...

A seguir é este.E estes senhores accionistas com o dinheiro do próprio banco e as próprias acções do banco como garantia?
E tenho quase a certeza que o sr, vara não tem nada a ver com isto.
O próximo estouro vai ser este.


Só a Mota Engil tem um crédito de 1,2 mil milhões
Seis clientes devem ao BCP o equivalente a 80 por cento do seu valor em bolsa
26.11.2009 - 07h34
Por Cristina Ferreira
Nacho Doce/Reuters (arquivo)
Banco liderado por Santos Ferreira não comenta relações com clientes
Seis clientes do Banco Comercial Português (BCP) devem ao grupo financeiro cerca de 3,5 mil milhões de euros, o equivalente a aproximadamente 80 por cento da capitalização bolsista do grupo, que ontem totalizava 4,3 mil milhões de euros.

Só a construtora Mota Engil tem responsabilidades assumidas para com o banco da ordem de 1,2 mil milhões de euros, cerca de 28 por cento do seu valor de mercado.

“O BCP não comenta relações com potenciais clientes. Em todo o caso, todas as operações respeitam os rácios impostos pelo Banco de Portugal”, disse ao PÚBLICO o porta-voz do banco presidido por Carlos Santos Ferreira.

Para além da empresa liderada por Jorge Coelho, ex-governante socialista (ministro de Estado e do Equipamento Social), encontram-se também neste lote de grandes devedores do BCP mais dois grupos ligados ao sector da construção, a Teixeira Duarte (Pedro Teixeira Duarte) e a Soares da Costa (Manuel Fino). No grupo estão ainda a Cimpor, cimenteira detida pela Teixeira Duarte e por Manuel Fino, o investidor Joe Berardo, e o empresário Joaquim Oliveira, dono da Controlinvest, que controla a Lusomundo e os títulos de media Diário de Notícias, Jornal de Notícias, 24Horas e TSF.

Rui Fonseca said...

Obrigado pela indicação.

Mais tarde comento.

Para já vou transcrever a notícia.