Monday, November 16, 2009

ACERCA DE EMPREENDEDORISMO

Contra a falta de empreendedorismo, Cavaco pede “ousadia e ambição
O Presidente da República apelou ao combate ao conformismo e ao estímulo da ousadia e da ambição nos projectos empresariais.
.
Não chega.
O empreendedorismo não se receita, semeia-se.
E nasce e cresce consoante as sementes e as condições do terreno. Já há muito empreendedorismo em Portugal. Sobretudo na banca. Na construção civil e obras públicas não falta. Nas telecomunicações também não. E na produção eléctrica. E em tudo aquilo que tem mercado protegido ou a garantia do Estado.
.
Por quê ousar ou ambicionar aquilo que é arriscado se o Estado dá garantia de resultados precisamente aos projectos em mercados protegidos, de produtos e serviços não transaccionáveis?
Enquanto nada de relevante for mudado, nada muda. E, sobretudo, nada muda apenas com discursos, por melhores e mais veementes que sejam as suas intenções.
.
O que não há é empreendedorismo suficiente que permita inverter a vertigem da dívida externa em que a economia embarcou alegremente há mais de uma década, supondo muitos que com o euro o endividamento externo tinha passado à história.
Mas a inversão da tendência não vai lá com discursos. Requer outras sementes e outros terrenos.

3 comments:

António said...

Empreededorismo e valores seguros.
Bancos, companhias de seguros e presépios.
Daqui a dias vamos ter mais uma demonstração.
Vai ser natal.
Os bancos vão encher ainda mais o c..ofre. Viva a retoma, viva o crédito, viva os lucros dos bancos.
Viva os centros comerciais e os pais natais.(Rima)
É a retoma.
Sabe de quê, não sabe?

aix said...

O António que me desculpe, mas as suas intervenções fazem-me rir pelo substracto tipo anarquista que transpiram. Mas que sabe da poda lá isso sabe. Espero continuar a lê-lo aqui.Ctos

Rui Fonseca said...

"Sabe de quê, não sabe?"

Sobretudo do consumo importado, é evidente, pago com mais dívida.

Até ver.