Thursday, November 19, 2009

A IGREJA DE S. FRANCISCO XAVIER

Começa hoje a construção da Igreja de S. Francisco Xavier, um projecto de Troufa Real para o Restelo e, como é de regra, começa a constestação. À aberração, segundo Teotónio Pereira, um dos autores do plano de urbanização do bairro do Restelo.
Para quem não conhece mais do que pode ver pela fotografia da maquete, a primeira impressão sugere mais uma mesquita que uma igreja, pela torre que terá cem metros de altura em forma de minarete. Se a intenção aponta para o ecumenismo, Troufa Real merece aplausos.
---
Troufa Real responde às críticas com nova proposta de torre
O arquitecto Troufa Real vai inspirar-se na obra do pintor Hieronimus Bosch para redesenhar a torre da polémica igreja que projectou para o Restelo, e que começou esta semana a ser construída.
Teotónio Pereira considera que igreja do Restelo é uma aberração
Especialista do patriarcado acha que igreja de Troufa Real para o Restelo dá muito nas vistas
Igreja-caravela de Troufa Real arranca hoje

2 comments:

Anonymous said...

aix said...
«Se a intenção aponta para o ecumenismo, Troufa Real merece aplausos».
Rui, não sei se o dizes com ironia se com sinceridade. Para mim,
lembre ou não um minarete, não me afecta. As religiões deveriam ser factor de aproximação e não de separação (para os crentes, claro).Embora fique mesmo ao lado de onde moro não sabia que a construção tinha começado.É uma boa notícia. Em tempos li no jornal aqui da freguesia que o projecto era muito ousado e que a torre gigante também tinha a ver com a panorâmica do mar(rio, no caso). Não esquecer que estamos numa zona ligada aos descobrimentos nos quais a Igreja teve papel relevante.De qualquer forma os critérios artísticos são sempre discutíveis.Eu sou pela ousadia.O que mais admiro nos recentes empreendimentos em Fátima são os Cristos - o exterior à Igreja (um longilíneo a apontar ao firmamento (céu))e o interior (um palestiniano que impressiona pela rebeldia bondosa).
Mas reconheço: são gostos.

Rui Fonseca said...

"As religiões deveriam ser factor de aproximação e não de separação"

Totalmente de acordo, Caro Francisco. Por isso mesmo se o projecto tem mérito artístico em si mesmo, a aparência de minarete da torre, se foi essa a intenção do autor, não o desvaloriza artisticamente e pode dar-lhe subtilmente uma sugestão ecuménica.

Porque não?