Sunday, April 27, 2008

PAC E PARA ALEM DA PAC


O PR discursou na Ovibeja e desafiou os portugueses em geral, e os produtores agricolas e florestais em particular, a analisarem e discutirem por onde passam os seus interesses no aproveitamento dos seus solos, na reducao da sua dependencia alimentar de importacoes, na preservacao da sua paisagem, na revisao da PAC para um enquadramento mais consentaneo com os interesses das polulacoes em geral e menos de interesses de grupos.
.
Portugal pode e deve defender os seus interesses no ambito da UE, e a necessidade de aumentar a sua autosuficiencia alimentar e mais que suficiente para adoptar politicas que alterem um stato quo que nao decorre das politicas da PAC, nomeadamente a utilizacao racional dos seus solos. Mas as politicas da PAC, podem e devem tambem ser alteradas e Portugal deve, na defesa dessas alteracoes, juntar-se aqueles que teem interesses identicos.
.
O que nao faz nenhum sentido e que Portugal, o pais membro com maior dependencia alimentar no ambito da UE, continue a verem reduzidas as suas areas com aproveitamento agricola e florestal.
.
E fundamental que o Ministerio da Agricultura va para o terreno, no sentido propriamente dito do termo. Se temos de pagar a milhares de funcionarios seria bom que soubessemos o que estao esses funcionarios a fazer.
.
E o que sabemos, ou suspeitamos, e que fazem pouco.

No comments: