Thursday, April 17, 2008

VOTO DUPLO


As controvérsias recentes (mais algumas) que se levantaram com o panegírico de Jaime Gama a A. J. Jardim (o mesmo que cognominou AJ de Bokassa há alguns atrás) e a visita do PR à Madeira sem passagem pela Assembleia Regional, voltaram a colocar de um lado os que aplaudem a obra do chefe do governo madeirense e do outro os que lhe salientam o despotismo e a falta de civismo.
.
A propósito, lembrei-me de uma ideia heterodoxa (uma entre muitas) de Steven E. Landsburg , também autor de "The Armchair Economist", de que julgo já haver tradução em português, em More Sex Is Safer Sex ,(que , há dias, citei aqui no Aliás) :
.
Cada eleitor deveria dispor de dois votos em eleições municipais e regionais, que deveriam, neste caso, ocorrer em simultâneo. E para quê? Dispondo de dois votos, o eleitor poderia votar no município da sua residência habitual e noutro município à sua escolha. Com este segundo voto, cada eleitor teria uma palavra a dizer acerca das escolhas feitas em outros municípios onde o dinheiro dos impostos que ele paga servem, frequentemente, para realizar obras de fachada ou de compra de votos.
.
Creio que, nestas condições, muitos eleitores do continente dedicariam o seu voto suplementar a secções de voto madeirenses.
.
(Em post que escrevi logo nos começos deste blog sugeri uma proposta parecida mas com propósitos e razões diversas: a de que deveria cada eleitor votar nas eleições autárquicas nos municípios onde residisse ou pagasse impostos. Faz pouco sentido, do meu ponto de vista, que não possa um eleitor julgar com o seu voto o mandato daqueles que gerem os valores que também incluem impostos por ele pagos)

No comments: