Thursday, April 03, 2008

PRO MEMÓRIA

George Soros: Actual crise financeira é a pior desde a Grande Depressão

O sector financeiro pode estar a viver a pior crise desde a Grande Depressão de 1929. Quem o defende é o multimilionário norte-americano George Soros. E ao contrário do que alguns especialistas têm defendido, a crise ainda não chegou ao fim. A actual recuperação deverá ser seguida por novas quedas, defende Soros.

O multimilionário explica tudo sobre a origem desta crise num livro publicado hoje "online": "O novo paradigma dos mercados financeiros". O livro, o décimo de Soros, explica as causas da actual crise e conta os negócios que o investidor fez este ano para proteger a sua riqueza.
Relativamente à actual crise financeira, Soros defende que esta começou em meados dos anos 80 e que pode ser a pior desde a Grande Depressão. Soros acredita que a recente recuperação dos mercados bolsistas pode durar entre seis semanas e três meses, à medida que a economia dos Estados Unidos se aproxima cada vez mais de uma recessão, mas os mercados voltarão a cair antes do final do ano.
O multimilionário prevê que o euro e o iene vão continuar a sua caminhada ascendente face ao dólar. "Os investidores têm menos vontade de ter dólares. No entanto, faltam alternativas", afirmou Soros. "Estamos a viver um período de grande incertez", acrescentou numa entrevista concedida ontem em Nova Iorque.
A propósito da redução das taxa de juros nos Estados Unidos, Soros acredita que não é possível baixar muito mais o valor do dinheiro. "Estamos perto do limite", disse.
Desde Setembro de 2007, a Reserva Federal norte-americana baixou o valor do dinheiro de 5,25% para 2,25% para tentar evitar que a economia entre em recessão.
Causas da crise remontam à década de 80
Para George Soros as causas da actual crise remontam aos anos 80 quando Ronald Reagan e Margaret Thatcher chegaram ao poder.
Foi nesta altura que a regulação dos mercados bancários e financeiros se tornou menos severa. Estes líderes acreditaram que os mercados se auto corrigiam. No entanto, esta atitude de "laissez faire" levou ao surgimento da actual bolha do mercado imobiliário e ao colapso do mercado de crédito.
Para evitar novas bolhas no futuro, Soros deixa um conselho: os bancos devem controlar melhor os seus créditos.

No comments: