Saturday, November 05, 2011

SIM OU SOPAS - 3

Afinal não vai haver referendo na Grécia mas mantenho o sentido dos comentários que anotei aqui.

Papandreou recuou na convocação do referendo, se é que alguma vez teve a decidida intenção de o realizar, e obteve ontem um voto de confiança no Parlamento. Chega para para sossegar os mercados, a União Europeia, os EUA, o mundo em geral, e, muito patricularmente, os gregos? Não chega.

Papandreou jogou uma cartada para sair do caminho das brasas em que meteu quando assumu a chefia do governo e decidiu revelar a situação de catástrofe financeira em que a Grécia se encontrava. Já nessa altura, não tinha alternativa. Ou descobria os buracos ou caía neles a curto prazo. Acossado pelos credores e vilipendiado nas ruas, teria, de um modo ou doutro, que confrontar os gregos com as situações extremas e acabar com adiamentos: ou cumprimos e continuamos na UE no euro, ou saímos, com todas as consequências previsíveis num caso e noutro.   

O que se segue, ninguém sabe. Mas sabe-se que mesmo um país pequeno e relativamente irrelevante no contexto internacional tem muito mais peso político do que a sua fraca figura parece sugerir, sobretudo se deve muito dinheiro à banca internacional e ocupa uma posição geoestratégica entre dois mundos que continuam a confrontar-se.

No comments: