Sunday, November 06, 2011

PAGA E NÃO BUFA

´"Um dia destes dir-nos-ão: Definitivamente, o Estado Social morreu."
2006, Fevereiro (aqui)

Mudou alguma coisa, desde então?
Entre outros casos recentes, desde o insolente mas impune comportamento de Alberto João Jardim até à impotência do Tribunal de Contas mais uma vez revelada no Metro Mondego, provam que não.

Conseguirá a crise banir, pela penúria do tesouro, o roubo a cimento armado?
Não podemos estar certos disso. O mais provável é que o discurso recorrente continue a lançar para cima do Estado Social as culpas do défice e da dívida esquecendo o roubo a cimento armado, entre outros.

Entre outros, o BPN, por exemplo.
Sem que os contribuintes que são obrigados a colmatar este buracão escandaloso sejam informados acerca do paradeiro dos milhares de milhões que por ele se escaparam, sem que a justiça indicie que mexe, talvez com receio da pestilência que possa tresandar se mexer.

Sabe-se através da comunicação social que Américo Amorim comprou a Galp com um financiamento de milhares de milhões concedido pelo BPN, mas que ele nega, que Duarte Lima tem uma dívida de uns milhões no mesmo pseudobanco, mas que não sabemos onde ele para, dizem-se muitas coisas mas não sabemos a verdade que nos obriga a pagar uma conta escandalosa de uma inqualificável farra em que não participámos mas muitos sabiam, tinham obrigação de saber, que estava a acontecer, e são coniventes pela sua passividade.

Sabemos também pela comunicação social que Duarte Lima, entre outros, escaparam à tributação das aplicações dos seus rendimentos, lícitos ou criminosos, porque fintaram as leis fiscais com manobras de que eles próprios foram autores.

A culpa é do Estado Social? Talvez seja, mas expliquem-nos porquê.

No comments: