Wednesday, October 03, 2007

ACERCA DO DESEMPREGO

Tavares Moreira comenta em Quarta República as notícias acerca do aumento da taxa de desemprego em Portugal.
.
Implicitamente, Tavares Moreira atribui as culpas do aumento do desemprego à adesão ao euro sem a adopção de medidas prévias de política económica que permitissem acomodar as exigências que a entrada no clube nos iriam impor.
.
Cito
.
"-Temos de aderir ao Euro..." porque nos fica bem, somos a guarda avançada da Europa...
"-Pelotão da frente" pois claro,não podemos ficar para trás...-
"-Europa, o nosso futuro", nem se admite outra coisa.
É tudo assim, não se medita no essencial e a verdade é que na opção de entrada no Euro o essencial - que era a adopção de políticas adequadas de afectação de recursos e de agilização dos mercados de factores e de produtos - ficou para trás.Estamos há anos a pagar os enormes custos dessa tremenda falta de seriedade na tomada de decisões fundamentais.E vamos continuar a pagar, o que não se sabe é por quantos anos mais...e se a factura nunca mais fica paga?O grave problema do défice da Balança de Rendimentos, ou seja a gigantesca factura dos juros que temos de pagar ao exterior, que este ano deve ultrapassar € 7 mil milhões, ou 4,5% do PIB e deverá continuar a subir nos próximos anos, sugere que ainda vamos ter enormes dores de cabeça por força das opções erradamente tomadas.
.
Não parece que possa merecer razoável contestação a posição de Tavares Moreira.
Contudo, também não parece ajudar grande coisa, "chorar (agora) sobre o leite derramado". Se as devidas medidas não foram tomadas na devida altura (e por via delas o desemprego teria subido nessa altura, talvez à altura a que subiu em Espanha) a questão que se coloca é se hoje estão a ser adoptadas as medidas que as circunstâncias presentes impõem.
.
É o que, salvo melhor opinião, importa agora discutir. Porque, como dizia Daniel Bessa há alguns tempos, e nisso concordo com ele, o desemprego vai fatalmente aumentar em Portugal. Se tivermos sorte talvez aumente moderadamente.

No comments: