Tuesday, June 26, 2007

ANGLER *

O Washington Post está a publicar desde o passado domingo uma série de longos artigos acerca da personalidade do actual Vice-Presidente dos Estados Unidos da América, e da sua influência nos acontecimentos que têm marcado a Administração Bush, com particular destaque para as acções de guerra.
.
O que parece incontestável é que este Vice-Presidente tem desempenhado a função, desde que foi empossado, duma forma nunca experimentada na história dos EUA, onde a vice-presidência sempre se remeteu, ou foi remetida, para papéis de representatividade simbólica.
.
Notável é também a forma como o Washington Post decidiu abrir uma discussão que, certamente, abrirá uma perspectiva diferente para a avaliação dos "ticket" que se concorrerem às eleições do próximo ano.
.
Terá Cheney aberto um precedente ou ficará na história simplesmente como uma excepção que manobrou nos bastidores as acções mais controversas, e também as mais dissimuladas, que têm marcado a actual administração norte-americana?
.
A publicação do conjunto de quatro longos artigos termina amanhã. A controvérsia promete durar anos.
.
* Angler é o nome de código de D. Cheney e título da série de artigos que o Washington Post está a publicar sobre o Vice-Presidente.

No comments: