Monday, June 11, 2007

QUEIXOCRACIA

O ministro Mário Lino apresentou-se hoje no Parlamento para anunciar a decisão do Governo de incumbir o LNEC do estudo comparativo entre as alternativas Ota e Alcochete para o novo aeroporto de Lisboa. Vital Moreira, acérrimo defensor da Ota, discorda totalmente deste passo (para ele, VM, atrás) do Governo num post que titulou Sabiocracia invocando que a decisão, sendo política, não deve ser endossada para os técnicos. Este argumento, que é o argumento dos programados, resume as decisões políticas a palpites de queixo.
.
Levada às últimas consequências, o entendimento de Vital Moreira (e de muitos outros com posições parecidas) acerca do modo de decisão política recomendaria o encerramento das faculdades de engenharia por falta de objecto.
.
Fosse Vital Moreira menos programado e ter-se-ia interrogado: Porque razão, só agora, a hipótese Alcochete é levantada? Se o tivesse feito, provavelmente, interrogar-se-ia de novo: Que engenheiros são os nossos para, só agora, terem descoberto que Alcochete existe?

1 comment:

A. João Soares said...

Os governantes são uns preguiçosos e, em vez de prepararem correctamente as decisões, isto é, as escolhas entre as diversas alternativas, depois de as comparar quanto a vantagens e inconvenientes, lançam cá para fora uma ideia que pode ser um grande disparate e esperam pelas reacções. Se ninguém diz nada, essa é a solução oficial e não se admite futuros reparos. Se as pessoas refilam, o governo teima, os seus ministros mais subservientes até se prestam a palhaçadas e se as manifestações continuam, Suas Excelências acabam por recuar e dizem que são democratas e sabem ouvir o povo reconhecer os seus erros!
Como pode um País deixar de ser pobre e atrasado com estes métodos de gestão?
E como pode um Estado funcionar se os próprios engenheiros têm medo de dizer as suas opiniões e só falam quando todo o povo se insurge?
Um abraço
A. João Soares (Do Miradouro)