Thursday, May 10, 2007

O TRIUNFO DOS GESTORES PÚBLICOS

Para quem tenha por inabalável convicção que "o Estado é mau gestor" interrogue-se com esta informação, que só não é notícia porque não constitui grande novidade: "A Caixa Geral de Depósitos obteve o lucro trimestral mais elevado dos cinco maiores bancos nacionais, apesar de o ritmo de crescimento ter ficado apenas em terceiro lugar. O maior banco português teve resultados líquidos de 224,3 milhões de euros, um valor que fica bem acima dos 191 milhões do BCP, ou dos 139,9 milhões alcançados pelo BES...A subida dos resultados da instituição financeira ficou a dever-se, em grande parte, ao aumento de 27,3% na margem financeira...Esta evolução prende-se com a subida continuada do custo do dinheiro na zona do euro e que se traduziu em cinco aumentos da principal taxa do Banco Central Europeu, dos 2,5% para os 3,75% nos 12 meses terminados no final de Março passado." Diário Económico, 10/5/2007.
.
É uma lamentável distracção do governo não destacar a tão eficiente administração da Caixa para a CP. Ou para o Metropolitano. Ou para a Carris. Ou para a TAP. Ou para qualquer empresa do Estado que consome os lucros que a Caixa gera e impostos que todos pagamos.
.
E continua a ser admirável a quantidade de leite que continua a ser mungido desta vaca escanzelada que é a economia portuguesa nos tempos que correm há muito tempo já. Porque não se pense que estamos a referir-nos a leite importado: o peso da área internacional, no caso da Caixa, não proporcionou mais que 25,9 milhões de euros, ou 11,6% do total. A úbere é, quase inteiramente, nacional.
.
Não é um bom sintoma ter o país um sistema financeiro tão rentável? Claro que é. É bom mas também é admirável a exuberância da vaca magra.

No comments: