Tuesday, May 29, 2007

AS SANGUESSUGAS

Via O Jumento
.
A HERANÇA DEIXADA PELO PSD/CARMONA RODRIGUES
«De acordo com um documento a que o CM teve acesso, datado de 11 de Maio de 2007, só o gabinete de apoio à presidência de Carmona Rodrigues conta com um total de 59 assessores com contratos no valor de mais de 1,7 milhões de euros. A maioria destes assessores viu os contratos renovados no início do ano – terminam em Dezembro. Nesta situação estão 47 assessores, entre os quais o assessor de Carmona Rodrigues para a comunicação social, João Reis, que tem um contrato anual no valor de 43 380 euros. Por mês, João Reis recebe assim cerca de 3600 euros em bruto. Um valor superior ao vencimento de um vereador que ronda os 2500 euros mensais (depois de impostos).» [
Correio da Manhã]
.
É sintomático que nenhum dos principais candidatos à presidência da câmara de Lisboa (ou à presidência de qualquer outra câmara do país) inscreva no seu programa o propósito de eliminar, pura e simplesmente, o recurso a assessores. E compreende-se: Se têm ambições e possibilidades de lá chegar, nenhum quererá perder a oportunidade de arranjar assessorias para amigos e ajudantes de percurso.
.
Se encontram as vagas tapadas com contratos subscritos à pressa pela anterior administração, criam outras. É esta a explicação óbvia de reprodução dos assessores.
.
E ninguém se preocupa em eliminar as sanguessugas. Ou questiona: Se os assessores trabalham o que fazem os quadros da Câmara?
.
(Já depois de ter alinhavado estes comentários, soube que o Correio da Manhã de hoje noticia que 1800 colaboradores da câmara, a trabalhar com recibos verdes, correm o risco de perder o emprego. E que, dos 49 assessores do presidente, alguns (o jornal não sabe quantos) serão técnicos eventuais com emprego precário. Quando a confusão se instala, os boatos rendem.)

No comments: