Friday, May 29, 2015

OS PHAROLEIROS


Os PHaroleiros eram quinze. Passam a ser dez.
A notícia pode também ser lida, por exemplo, aqui
Receberam ontem ordem de despejo das instalações que ocupavam e foram obrigados a mudar de nome. Por quê dez e não três, por exemplo, tem certamente a ver com o número de PHaroleiros que continuam a brincar na PHarol. Por quê PHarol?

É presumível que, neste caso, a designação escolhida derive dos ocupantes (os PHaroleiros)  o nome da ocupada (a PHarol).
Faroleiro, segundo o dicionário, 3. - diz-se de ou indivíduo dado a simulações, fingimentos ou acções e ditos, cujo objectivo é impressionar e chamar a atenção. Desde logo, com PH.

Ainda assim, a PHarol passará a fazer parte da lista PSI-20, que também já devia ter mudado de nome há muito: São dezoito, e não vinte, as empresas cotadas que integram o principal índice da Euronext Lisboa. Entre as dezoito, a PHarol tem a missão, possívelmente única entre todas as bolsas de valores do mundo, de contemplar uma participação financeira e uma dívida colossal incobrável, registar milhões de perdas e pagar principescamente aos PHaroleiros.
.
Quantas outras PHarol integrarão o PSI-20 dentro de algum tempo perante o olhar parado e manso do regulador? Não sabemos. O que sabemos é que a História não se repete mas as histórias são sempre as mesmas.

No comments: