Sunday, April 26, 2009

A OPORTUNIDADE DE UM COMBATE

O fim da irresponsabilidade fiscal
Na passada quinta-feira, o Parlamento aprovou na generalidade três propostas do Bloco de Esquerda: levantamento do segredo bancário, publicação das remunerações dos corpos gerentes das empresas cotadas e uma taxa sobre os pára-quedas dourados. Desde então, tem sido um frenesim: "confisco soviético" garante a primeira página do Jornal de Negócios de dia 20, "inusitada aprovação", lê-se nas páginas da mesma edição, "populismo" e "demagogia inacreditável", dizem à uma todos os comentadores ouvidos pelo jornal... (F Louçã).
.
Não sei até que ponto está Louçã convicto de que os combates contra a corrupção e a evasão fiscal continuarão a ser travados entre aqueles que claramente querem levar por diante a luta por uma sociedade mais decente e aqueles que, de um modo ou de outro, colocarão obstáculos em alguma fase desse combate ainda que, disfarçadamente, jurem que são a favor dele.
.
Mas ainda que o optimismo de Louçã seja mais aparente que real, ainda que ele saiba que aqueles que se alimentam de vantagens espúrias que subtraem ilicitamente à sociedade, e que dividem com os coniventes, resistirão à alteração o ambiente que lhes dá cobertura mesmo afirmando circunstancialmente o contrário, o seu desafio é fundamental, sobretudo neste período pré-eleitoral, para o esclarecimento dos portugueses acerca de quem alinha em que lado do campo.
.
Se tantas vezes se lamenta o aumento da abstenção como indiciador do divórcio entre as populações e o regime democrático, não é, seguramente, com guerras de cartazes promovendo cabeças que não dizem o que pensam que se motivam os eleitores para o voto. É com o confronto entre posições, objectivos, caminhos alternativos e fracturantes que a mobilização aumenta e as diferentes opções merecem ser votadas.
.
Só teme a discussão quem tem insuficiência de argumentos. Concorde-se ou não com Louçã, e eu discordo dele em vários outros temas, quem tiver a consciência limpa dificilmente encontrará boas razões para discordar da oportunidade da discussão pública neste caso.

No comments: