Thursday, February 17, 2011

QUASE MONÓLOGO AO ENTARDECER

Pois eu só agora é que me reformei, ultimamente tinha duas ou três coisas com que me entretinha mas agora deixei. Deixei, e estou a ambientar-me. Mas, logo a princípio, não foi fácil. Foram muitos anos, para aqui, para acolá, não parava e,  se de repente, se mete o travão a fundo, derrapa-se, não é? De modo que tenho inventado ocupações. E agora está a dar-se um caso curioso: já não me chega outra vez o tempo. E tenho dado comigo a pensar: Se agora me falta o tempo para onde foi o tempo em que estava no activo? 
( Tem netos?)
Tenho duas netas. Assim dum momento para o outro arranjaram-me duas netas. É com elas que gasto grande parte do meu tempo. Vieram na altura ideal. Bom, se tivessem vindo mais cedo talvez me tivesse reformado há mais tempo, quem sabe.
(Gémeas?)
Não. Uma tem dez anos, a outra oito. Quer ver? ... Esta é a mais velha, ... e esta a mais pequena, é mais rabina que a outra.  A minha filha trouxe-as da Misericórdia, durante muito tempo passaram largos períodos connosco, até que decidimos, nós e elas, passarem da condição de protegidas a netas de pleno direito. Mas queremos-lhe como se fossem netas biológicas. Talvez até mais, não sei.
(Estão completamente integradas ...)
Ui! De tal modo que há dias disse à minha mulher: Já estão tão ambientadas que começam a ser mal criadas ... Portam-se bem melhor na escola ...
(Efeitos da passagem ao quadro permanente)
Ah! Ah! Ah! Talvez, talvez. Para a minha mulher, é mimo a mais do avô.

No comments: