Thursday, May 05, 2011

AGORA, AGUENTEM-SE!

disse, Vitorino, quando o PS venceu as eleições legislativas em 2005.
Vitorino será o coordenador do programa eleitoral po PS para as legislativas de 5 de Junho.

O plano de ajuda externa fixado pela troica (aqui) é um autêntico programa de governo, mas é um programa de governo com um  enunciado de medidas concretas e um detalhe que nenhum partido até agora alguma vez foi capaz de submeter aos eleitores em Portugal, dizia esta manhã um comentador na Antena 1.

Em democracia prevalece a demagogia? Não necessariamente mas geralmente, porque geralmente aos políticos falta  dimensão para falarem claro  e fazerem a direito. Foi necessário vir a Portugal uma pequena delegação estrangeira para impor aquilo que nós mesmos não conseguimos auto administrar-nos.
Todos os efeitos benéficos que da aplicação deste programa vierem a resultar serão reinvindicados como mérito do governo que o aplicar, os custos que ele implica serão assacados a estes homens que não dependem dos votos dos eleitores portugueses.

O que é estranho neste plano é que, sabendo-se o montante envolvido e as condições que Portugal se obriga a cumprir, não é ainda conhecida a taxa de juro aplicável nem parece que isso tenha ainda suscitado a dúvida do governo e dos partidos subscritores do acordo. O comentador também não falou nisso.

Não sendo uma questão irrelevante, bem pelo contrário, é inegociável porque quem está à beira de se afogar não discute a fiabilidade da bóia?

---

A anunciada comunicação de Teixeira dos Santos acerca das medidas contidas no acordo, que estava prevista para as 9,30, está a ser transmitida pela Sic Notícias e pela RTP N mas não pela RTP1 nem pela RTP2.  Serviço público, confirma-se, não são as comunicações de Teixeira dos Santos mas a Praça da Alegria e Desenhos AnimadosE muito menos os juros, dos quais o ministro disse nada.
Na fase de perguntas e respostas TS respondeu a um jornalista acerca da taxa dos juros que a mesma depende das taxas obtidas pelas entidades que vão financiar-se para emprestarem a Portugal. Os credores são quem mais ordena. Ficaremos às suas ordens.

Durante a conferência dada pela troica, que se seguiu à de TS, foi indicado por um dos membros que a taxa, muito provavelmente, se situará ente 3 e 4%. Nada mau para quem estava obrigado a pagar o triplo nas operações mais recentes.

No comments: