Saturday, May 28, 2011

QUADROS PARA UMA CONFUSÃO POLíTICA

Quadro Rosa-Azul - Segunda feira, 6, ganha Sócrates e faz maioria absoluta com o CDS, e o CDS não faz maioria com o PSD. Neste caso, Portas aceita governar com Sócrates para garantir governabilidade ao país. O PSD continua na oposição, Passos Coelho dá lugar ao senhor-que-se-segue.
A coligação PS/CDS durará, no máximo, dois anos, após dificuldades na aplicação do MoU e a consequente perda de apoio popular suficiente para continuar. 

Quadro Laranja-Azul - Ganha Passos Coelho e o PSD faz maioria absoluta com o CDS. Sócrates dá lugar ao senhor-que-se-segue, e o PS, na oposição, não perdoará ao governo o mínimo deslize na aplicação do MoU. A coligação de direita durará, no máximo, dois anos. 

Quadro Laranja - Amarelo - Ganha Sócrates, PS e CDS fazem maioria mas, por outro lado, também PSD e CDS fazem maioria. Neste caso, Passos Coelho, coerentemente, dá lugar ao senhor-que-se-segue, o CDS recusa coligar-se com Sócrates, empurrando o PSD para uma coligação sem Passos Coelho. PSD e CDS concertam-se na designação do primeiro-ministro para a coligação. Durará dois anos.

Quadro Tricolor - Ganha Sócrates mas a direita dispõe de maioria absoluta na AR. Passos Coelho dá lugar ao senhor-que-se-segue, mas PSD e CDS não se entendem acerca de quem deve chefiar o governo. Cavaco Silva tentará a formação de um governo suportado na AR pelos subscritores do MoU. Este governo de grande coligação poderá sustentar-se durante toda a legislatura.

Quadro Rosa-Velho - Sócrates ganha sem maioria absoluta. O CDS recusa o convite para uma coligação. Sócrates decide governar em minoria. Governará durante um ano, no máximo.
.
Quadro Branco - Sócrates ganha, Passos Coelho sai, forma-se um governo de bloco central; ou, Passos Coelho ganha, Sócrates sai, forma-se um governo de bloco central. Em qualquer dos casos, Portas fora do governo será implacável no cumprimento do MoU que assinou mas não governa. Durará, no máximo, dois anos.
.
Quadro Negro: Ninguém se entende, o governo de gestão continua interminavelmente até o trio de apoio fechar a torneira por incumprimento dos compromissos assumidos. Segue-se

Quadro Grego - (A sofrer os retoques finais).

2 comments:

Luciano Machado said...

Caro Rui

Há muito que partilho a ideia de que a solução de governabilidade mais estável é a que defines como quadro tricolor na qual o nosso amigo E podria ser chamado a desempenhar o papel aglutinador.
Por isso mesmo vou dirigir o meu voto para a opção que mais favorece esse cenário.
Abrç
L

rui fonseca said...

"Por isso mesmo vou dirigir o meu voto para a opção que mais favorece esse cenário."

E fazes tu muito bem.

Abç