Sunday, May 19, 2024

POSSO CHAMAR-LHE FILHO DA PUTA?

Em Julho de 2013, perguntava neste buraco de grilo livre, a Miguel Sousa Tavares: Posso chamar-lhe filho da puta?
Obviamente, Miguel Sousa Tavares não respondeu, ele não ouve nem, provavelmente, entende os grilos, aliás, lamentavelmente, uma espécie em vias de extinção.
Mas soube-se na toca do grilo e tocas vizinhas que 

"A Procuradoria-Geral da República (PGR) arquivou o inquérito aberto contra Miguel Sousa Tavares por ter chamado “palhaço” a Cavaco Silva, considerando que essas declarações se enquadram no direito à liberdade de expressão do escritor e antigo jornalista." (aqui)

E soube mais., Mas para saber mais faça o favor de ler tudo o que grilo ouviu nessa altura.

Vem esta nota a propósito do banzé provocado por uma intervenção do prof Ventura na Assembleia da República a propósito do tempo previsto para a construção do aeroporto em talvez Alcochete. Só me dei conta do que disse Ventura porque seria difícil ignorar o alarido histérico ("Histerismo - Falta de controle emocional, geralmente, acompanhada por gritos ou gestos descontrolados. Nervosismo; excesso de irritação, de exaltação."), que a intervenção do Ventura provocou, e, sobretudo, a indignação contra o Presidente da Assembleia da República, acusado de não ter impedido Ventura de dizer o que disse.
Insultos, mentiras, confusões, condenáveis pelo frequente desrespeito do chefe do Chega pelos valores democráticos, lamentavelmente, não faltam. A utilização de um argumento débil, debilita sempre a força do conjunto. Dito de outro modo, o que disse Ventura, explicita ou implicitamente, beneficiou Ventura junto dos seus admiradores e de muitos que não estejam contaminados pelo histerismo colectivo na área que não governa o país neste momento. 

E concordo com o que escreveu ontem João Miguel Tavares no Público:
"Para quem se deu ao trabalho de ouvir a intervenção original, eis o que disse André Ventura: “O aeroporto de Istambul – os turcos não são propriamente conhecidos por serem o povo mais trabalhador do mundo – foi construído e operacionalizado em cinco anos.” Em linguagem grunha: se o otomano, que é calão, constrói aeroportos em cinco anos, quão calão tem de ser o tuga para demorar dez anos a fazer Alcochete? Ventura estava a insultar os portugueses. No meio de tanta indignação, ninguém percebeu."

O histerismo geralmente falha os seus alvos.

No comments: