Thursday, April 04, 2013

A CULPA DAS CALÇAS*

A Destreza das Dúvidas: Falsidade transformada em dogma?

"A geração de hoje é melhor preparada de sempre" é uma afirmação que não me suscita, olhando para trás, e já é longo o percurso, qualquer contestação se ela se reporta às qualificações médias das gerações anteriores de portugueses. Mas, por outro lado, não me parece, contudo, que o facto de se assistir actualmente a uma emigração massiva de gente qualificada, como nunca antes, possa confirmar a afirmação inicial.
 
Porque:
1 - "A actual geração é a melhor preparada de sempre" mas a progressão observada nas últimas décadas ficou aquem da atingida por outras gerações concorrentes a nível global. Os jovens portugueses estão, sem dúvida, melhor preparados que os de ontem mas o seu posicionamento caiu no ranking mundial. Essa perda competitiva a nível mundial não aconteceu apenas em Portugal, mas sendo baixa a base, a perda relativa deixou-nos mais afundados a nós que a outros.
Aliás, essa perda contínua é nítida até no ranking de desenvolvimento humano do PNUD quase desde a criação desse índice há, salvo erro, quinze anos atrás. É só um índice, é verdade, mas reflecte, de algum modo, a perda de qualidade dos nossos recursos humanos no contexto global.
 
2 - A emigração de gente qualificada não representa uma abundância de oferta em Portugal mas antes a escassez de procura. A progressão do conhecimento é apenas uma condição necessária, mas não suficiente, ao desenvolvimento económico e social. Os movimentos migratórios de baixa ou elevada qualificação, comportam-se como os ventos: sopram das altas para as baixas pressões. Por razões conhecidas, há muito que se instalou na Noruega, por exemplo, um centro de baixas pressões. 
Em Portugal, lamentavelmente, continuamos sujeitos a um crónico centro de altas pressões, e não se vislumbra como soprá-lo de cá.
 
A partidocracia, que muitos confundem com democracia, e com que se entretêm os governantes e os candidatos, tem contribuido bastante para a imobilidade destas condições cronicamente adversas.

---
* Comentário que tentei, sem sucesso, talvez por inabilidade minha, colocar no blog "A Destreza das Dúvidas" 

No comments: