Monday, May 23, 2011

CEM ANOS

O Instituto Superior de Economia e Gestão e o Instituto Superior Técnico tiveram os seus diplomas fundadores publicados no mesmo dia há 100 anos

A origem do Instituto Superior de Economia e Gestão remonta à Aula do Comércio, criada em 1759 por ordem do Marquês de Pombal e proporcionava um curso de nível secundário, que visava formar pessoal para tarefas de natureza técnica nas actividades comerciais. Em 1844, a Aula do Comércio foi transformada na Escola de Comércio, ou Secção Comercial do Liceu de Lisboa, e integrada no Instituto Industrial de Lisboa em 1869, e a partir daqui passou a denominar-se Instituto Industrial e Comercial de Lisboa.[7] Em 1911, o Instituto Industrial e Comercial de Lisboa deu origem a duas escolas superiores: o Instituto Superior Técnico e o Instituto Superior de Comércio. 
O Instituto Superior de Comércio em 1930 passou a designar-se Instituto Superior de Ciências Econónicas e Financeiras, adoptando a designação de ISE, Instituto Superior de Economia, em 1972, e ISEG, Instituto Superior de Economia e Gestão, em 1989.

Cem anos depois, segundo notícia publicada no Público de ontem, citando um estudo - Caracterização do sistema de ensino superior 2009/2010 -,  o primeiro grande estudo elaborado pela Agência de Avaliação do Ensino Superior, um quarto dos alunos que frequentam o ensino superior em Portugal optaram por gestão e engenharia.

Apontei ontem aqui que se a formação é condição necessária ao crescimento económico e social ela não basta, só por si, que esse crescimento se concretize.
E se não se concretizar, muitas das capacidades formadas nas universidades portuguesas continuarão a emigrar. E tanto mais quanto o crescimento continuar anémico e a formação que melhor suporte lhe pode dar continuar a não encontrar motivações para se fixar onde nasceu.

É desolador ver que, durante esta campanha eleitoral, as únicas medidas que propõem alternativas à estagnação da última década são apregoadas pelos seus opositores como um papão, querendo fazer crer aos portugueses que pode existir estado social sem crescimento económico que o suporte.

2 comments:

Anonymous said...

Antes de ISEG...
Ainda foi apenas ISE...

rui fonseca said...

Obrigado pela rectificação.
Já corrigi o texto.