Friday, May 06, 2011

A COBAIA

Der Spiegel: Grécia analisa possível saída da Zona Euro

Publicação alemã escreve que os ministros das Finanças europeus reúnem-se esta noite no Luxemburgo para debater esta possibilidade. Em cima da mesa estará também uma possível reestruturação "acelerada" da sua dívida soberana. Alemanha nega.  (aqui )

Não há fumo sem fogo.
A eventual saída de um membro do eurogrupo não é uma operação facilmente manobrável e as suas consequências são imprevisíveis. O retorno a uma moeda fraca com o objectivo de aumentar a competitividade da economia tem de redundar sempre na redução real dos salários. Será a grande maioria daqueles que hoje protestam nas ruas contra as medidas de austeridade que amanhã mais sofrerão  as consequências do abandono de uma moeda forte: os trabalhadores das actividades que competem no mercado, os reformados, e, de um modo geral todos quantos terão os seus salários nominais corroídos pela inflação.

Mas enquanto não houver uma saída de um membro do eurogrupo  a dúvida acerca dos  méritos e dos  custos desse abandono prosseguirá. A tentação grega, se vier a confirmar-se, poderá ser uma tragédia para a Grécia mas uma vacina para os outros aflitos.

No comments: