Sunday, May 01, 2011

AFIRMA CATROGA

Governos PS hipotecaram o país e criaram uma “tragédia nacional”
Sócrates continua a iludir os portugueses

“O país está hipotecado ao exterior. Hoje somos um protetorado financeiro dos nossos credores”, afirmou Eduardo Catroga, à margem de um encontro de antigos alunos do Instituto Superior de Economia e Gestão.

O ex-ministro das Finanças salientou que “quem deixou criar esta situação foram os últimos seis anos do governo Sócrates”.

Culpando os governos de José Sócrates por terem “hipotecado o futuro financeiro de Portugal”, Catroga lamentou que “Sócrates continue a iludir os portugueses (…) e se arme em vítima” quando deveria era ser “julgado em praça pública, pelo voto e em tribunal”.

O coordenador do programa eleitoral do PSD afirmou que “este governo criou uma tragédia nacional como não acontecia desde 1892” ao pôr o país à beira da bancarrota e deixando as novas gerações sem futuro “porque o país seguiu estratégias erradas”.

Eduardo Catroga lembrou que nos últimos 15 anos, “80% da responsabilidade da governação foi do PS” e classificou os últimos seis anos como “desastrosos” para a vida financeira do país.

Catroga responsabilizou os socialistas pelo crescimento da despesa pública, ao criarem “um novo Estado gordo paralelo”, constituído por institutos, fundações, estruturas de missão e empresas públicas, que considerou “um monstro que não é eficiente” e dificulta a vida das empresas e dos cidadãos.

“Este governo criou um fardo às costas das novas gerações”, frisou o antigo governante, aludindo à dívida pública indireta do “Estado paralelo”.

O antigo governante criticou ainda o PS por “destruir o Estado social” e reiterou que “os jovens deviam pôr o governo em tribunal” e responsabilizar o primeiro-ministro por “um conjunto de erros, ocultações e por ter faltado à verdade aos portugueses”.
.
Capoulas pede julgamento para Catroga

"Se alguém merece ser julgado e severamente punido é ele próprio (Catroga), pela sua deslealdade e pelo mau serviço que está a prestar ao país num momento destes", afirmou Capoulas Santos à Lusa, lembrando que decorrem negociações com a troika para a ajuda externa a Portugal.

O eurodeputado socialista considerou mesmo ser "absolutamente inqualificável" a "forma caluniosa" e "grosseira" como o social democrata se dirigiu ao Governo e ao primeiro-ministro.

Capoulas Santos disse ainda que é "altura de dizer" a Eduardo Catroga que "basta de jogo sujo", referindo que só não ficou "perplexo" porque o ex-ministro do PSD já habituou o país a "cenas lamentáveis como aquela da célebre fotografia" do acordo sobre o Orçamento.

No comments: