Wednesday, May 18, 2011

TANTO RUÍDO POR TÃO POUCO - 2

(Editado a 12 Maio. Deslocado em sequência de avaria do blogger nesse dia)

A discussão à volta da redução da TSU em 4 pp proposta pelo PSD continua a excitar muita gente partidária ou para isso. E eu continuo sem entender porquê.

Mas, como dizia B J Caraça, se não receio o erro é porque estou sempre disposto a corrigi-lo, disse aqui que continuo com a minha dúvida sobre a relevância duma redução de 4 pp na TSU na recuperação da competitividade perdida por uma parte significativa do tecido industrial português que tem de competir em mercados abertos.

E a minha dúvida é, simplesmente, esta: Que impacto poderá ter na competitividade dos transaccionáveis se os custos do trabalho baixarem de 123,75 para 119,75? Uma redução de 3,2323%?!!! se os custos fossem 100% custos de trabalho, e nunca são.

Estou a fazer mal as contas?

Ou, como com Tiririca, a competitividade com esta redução pior não fica?

No comments: