Monday, January 26, 2009

O OVO DA SERPENTE


O maior perigo que ameaça a Europa não é esta crise, que será transitória, e esperamos que seja de uma transitoriedade curta, mas o racismo e a xenofobia.
.
Se a Europa não conseguir evoluir naturalmente para uma sociedade multicultural e multiétnica implodirá uma vez mais numa guerra que, desta vez, a deixará em destroços irrecuperáveis.
.
Para evitar que o ovo da serpente ecluda de novo são precisos dirigentes políticos com capacidade para travar a vaga que os energúmenos não deixarão de tentar promover.
.
Num ano em que os EUA elegeram como seu presidente o filho de um estrangeiro, seria catastrófico que os europeus não repensassem uma vez por todas que os instintos xenófobos que habitam no corpo de alguns podem destruir irremediavelmente a alma europeia.
.
Escrevo isto depois de ler o comentário que colocou aqui a nossa Amiga A., referindo e transcrevendo um artigo publicado no Telegraph :
.
Começam os imigrantes a pagar por aquilo que não fizeram. Era de esperar.É muito mais fácil bater 'para baixo' que 'para cima', basta um pequeno incentivo.Mas, parece-me que, desta vez, não vai resultar.

Athens erupts in violence after acid attack on immigrant
Police in Greece clashed with gangs of youths throwing petrol bombs and stones on Thursday night, a month on from the country's worst civil unrest in decades
By Nick Squires / 23 Jan 2009

Police officers in central Athens fired tear gas to dispel the rioters, who peeled off from a protest which had been organised in solidarity with a Bulgarian migrant worker who was attacked with acid last month.Kostadinka Kuneva, 44, a Bulgarian cleaning lady and a union official, is in hospital in a serious condition after the Dec 22 attack by two unidentified men who ambushed her outside her home and threw acid in her face....Thousands of protesters, many of them school pupils and students, took to the streets to protest against police brutality, poor job prospects, low wages and government corruption.Meanwhile thousands of farmers blocked border crossings and main roads on Friday in a fifth day of protests to demand compensation for a drop in agricultural prices.Farmers used tractors to shut border crossings into Bulgaria, Macedonia and Turkey, a day after rejecting a 500-million-euro package from the government.
.
O pior, é que a solução do 'inimigo comum' pode escalar e, aí, a História repete-se com muito mais gente envolvida e com armas muito mais sofisticadas.

1 comment:

A Chata said...

Só temo que, mais uma vez, a raça humana seja levada aos seus instintos básicos e tribais.

É, infelizmente, tão fácil convencer algumas pessoas que os culpados das suas dificuldades, da sua desgraça, são os judeus, os imigrantes, os ciganos, enfim, aqueles que são diferentes de nós pela sua fé, nacionalidade ou cultura.

Não consigo ter tanta fé nos governantes para conter a onda.
Uma das regras do lider é, em alturas de crise, fornecer um 'inimigo da tribo' para distrair as atenções e obter popularidade.
Não me esqueço da popularidade e apoio patriótico obtido por Tatcher quando da guerra das Malvinas.

Pode ser que ponderem os números de população envolvida e, sem a certeza de uma vitória fácil, não deixem a 'onda' avançar.