Saturday, January 03, 2009

MADE IN ENGLAND

A desvalorização da libra contra o euro aumentará a competitividade das exportações britânicas e fará sair o Reino Unido da crise antes dos outros países da Zona Euro.

.
Mas que exportações levam a etiqueta "Made in England" ou "Made in UK"?
.
Euro avança 20% contra a libra em dois meses

A moeda única da Zona Euro seguia a valorizar contra a libra, acumulando já um ganho de 20% em dois meses. Os receios de um acentuar da deterioração económica no Reino Unido e o diferencial de juros praticado entre as duas regiões têm sido os responsáveis por este desempenho.
Aprovação de crédito à habitação no Reino Unido atinge valor mais baixo desde 1999

----------

When will Sterling hit Euro parity?

Edward Harrison Dec 31, 2008
I caught a good article in today’s Guardian about the British Pound. The question is: how weak will Sterling get? My answer is below 1-to-1 with the Euro. But before I tell you why, let me interject a blurb from the article.
Read more

2 comments:

A Chata said...

"Mas que exportações levam a etiqueta "Made in England" ou "Made in UK"?"

Pois parece-me que esse é um dos problemas da Europa e EUA.
Não fazemos praticamente nada, só temos serviços não exportáveis e, cada vez menos pessoas a quem os vender.
O supermercado do meu bairro, Carnaxide, tem o talho cheio de orelha de porco, chispes, miúdos de galinha e figado. Coisas quem praticamente, já não se viam â venda há muto tempo.

Acabei de ver uma reportagem Toda a Verdade, sobre o fabrico de medicamentos na India e a rota de falsificações e mafias pelo meio até serem vendidos pelos grandes laboratórios.

Antes tinha estado a seguir as noticias de Gaza.

Estou AGONIADA!

Rui Fonseca said...

"só temos serviços não exportáveis e, cada vez menos pessoas a quem os vender."

Há demasiado pessimismo da sua parte, minha Cara Amiga, logo no começo do ano. A coisa está feia mas não tanto quanto a pintam!

Quanto à libra, o que me parece é que o problema da competitividade das exportações não se resolve com desvalorizações. E o mesmo se aplica em Portugal e arredores.

A competitividade monetária esvai-se rapidamente se não houver outras forças de competitividade.

De modo que, penso eu, teremos de buscar outras formas para nos tornarmos competitivos. A Alemanha, por exemplo, consegue ser muito competitiva (é o primeiro exportador mundial) facturando em moeda forte.

A verdade é que não podemos ambicionar ter o nível de vida dos alemães competindo em segmentos dominados pela mão-de-obra barata mas temos muita gente ainda que não tem habilitações para competir em segmentos tecnologicamente evoluídos.

De qualquer modo tem-se observado uma alteração significativa no mix de exportações portuguesas com crescentes ganhos nos segmentos de maior valor acrescentado.