Monday, January 12, 2009

BANCOS ECOLÓGICOS

Não sei se alguém já utilizou o termo no sentido que lhe vou dar. Mas procurei no Google e parece-me que não. Mas também não o vou registar, prescindindo dos direitos de autor...
.
Não sei se já leu "The Origin of Financial Crises" de George Cooper, saído em Novembro último.Aborda precisamente o tema do "Financial Instability Hypothesis", a revisita a Minsky e a auto ignição do sistema.
.
Penso que vale a leitura.
.
Mas também continuo a pensar que a causa interior da crise, decorrente em muitos casos de crimes de abuso de confiança, não pode ter apenas uma resposta preventiva para novas crises de natureza meramente reguladora. Mais tarde ou mais cedo, os reguladores acabarão por ser capturados se não existirem sanções francamente desmotivadoras e processos expeditos para as aplicar.
.
Por outro lado, e vou repetir-me, nenhum sistema será alguma vez suficientemente regulado se continuarem a existir off-shores. Como não é nada provável que estes acabem, só vejo uma solução: Criarem-se bancos "ecológicos", entendendo por "banco ecológico" aquele que assuma perante terceiros o compromisso de não operar com off-shores.
.
Se há espaços para fumadores e não fumadores porque não passarem a existir bancos contaminados e descontaminados?

No comments: