Tuesday, January 20, 2009

OBAMA

Há mais de dois anos, mais precisamente em 14/12/2006, comentava e perguntava-me aqui "...Daqui a dois anos haverá novamente eleições presidenciais, e o caroussel começa a dar os primeiros sintomas de arranque, perfilando-se, desde já como mais prováveis competidores nas primárias do partido Democrata a senadora Hillary Clinton e o senador Barack Obama. Estará a democracia norte-americana preparada para eleger, em 2008, uma mulher ou um negro? Ou uma negra, já que do lado Republicano a actual Secretária de Estado tem sido avançada como hipótese" .
.
A resposta foi dada há pouco tempo e a sua concretização começa hoje. Obama, depois de ter tornado um caso de excepcional popularidade em todo o mundo, confirma com a sua eleição para a presidência dos EUA que não só os norte-americanos estavam preparados para eleger um afro-americano para o mais alto cargo da nação, como esperam dele uma esperança mudança que muito dificilmente pode ser em grande medida correspondida.
.
Esse é o dilema de Obama: O excesso de carisma que o transformou numa personalidade de quem se esperam todos os milagres, muitos deles contraditórios. Conseguirá Obama incutir no ar desconfiado que se respira em toda a parte a confiança perdida e relançar a esperança com que se constrói o futuro? Oxalá.
.
A partida é dada em clima bem mais frio do que aquele em que foi eleito há dois meses ainda que o calor humano à sua volta, que há muitos anos não atingia uma intensidade tão contagiante, pareça querer contrariar o pessimismo que persiste em continuar a romper o tecido económico e financeiro, tornando cada vez mais complicada a tarefa de o recuperar.
.
Boa sorte, Obama!



No comments: