O presidente do Banif considerava há dias anedótica a declaração do ministro das finanças quando este, com alguma imprecisão de linguagem, admitia cortar os avales do Estado aos bancos que não apoiassem as pequenas e médias empresas; Soube-se hoje que o Estado concedeu ao banco de H Roque uma garantia para um empréstimo a um ano junto de um banco suíço no montante de 50 milhões de euros. Segundo o despacho publicado no DR " a concessão do aval do Estado a este empréstimo é dada porque se “reveste de grande interesse nacional”, pois contribui para a “manutenção de estabilidade financeira e ao financiamento regular da economia”.
.
E se o governo tivesse recusado o aval ao banco do sr. H Roque? O Banif entraria em ruptura e o sistema financeiro com ele? O Estado está prisioneiro do sr. H Roque? Neste caso porque paga o Banif 250 mil euros de aval?
Banif financia-se em 50 milhões com recurso à garantia do Estado
O Banif já utilizou o aval do Estado para contrair um empréstimo de 50 milhões de euros, que tem como objectivo financiar o negócio de empréstimos concedidos aos seus clientes. O banco de Horário Roque vai pagar 250 mil euros pelo aval.
No comments:
Post a Comment