Sunday, January 11, 2009

TRILIÕES DE DÓLARES VOARAM PARA ONDE?

Lots of Pain, No Gain
Trillions of Dollars Gone
Wrecking Ball to Wealth
Seven trillion dollars. That's how much wealth evaporated from the stock market last year. The downdraft in stocks began early and was a steady march lower from there over several months. Then came the rapid plunge in September. (By Jin Lee -- Bloomberg News)
Mutual Funds: A Bleak Year
Pensions: Bruised, but Don't Worry

2 comments:

A Chata said...

Num artigo que li num jornal inglês comentava-se, em ttom de brincadeira, que estamos a ficar um bocado tontos com tantos milhões, biliões, triliões de que ouvimos falar diariamente e corremos o risco de perder a noção dos valores reais de dinheiro envolvido.
Estou tentada a concordar com ele.


Li tambem (perdi o link) que a China está a incentivar o uso da sua moeda nos negócios com os países da região em vez do dollar ou euro.
O que acha disso?

Rui Fonseca said...

"O que acha disso?"

Cara Amiga A.,

Acho bem. A China será dentro de poucos anos a maior economia do mundo (não em termos per capita, evidentemente, mas em termos absolutos),pelo que me parece muito normal, e desejável, que a sua moeda passe a ser usada nas transacções internacionais.

Se assim for, o valor da moeda chinesa tenderá a estar mais próximo do seu valor de transacção, do seu valor real, se é que há alguma coisa real nestas coisas. Ou neste mundo.