Sunday, January 04, 2009

"OS ECONOMISTAS PROVOCARAM A CRISE?"


Grato pela sua atenção e pelo tempo que dedicou ao meu comentário

Persistem-me muitas dúvidas acerca do merecimento da designação de teoria a uma explicação da realidade (física ou social) que não possa ser refutada.

De qualquer modo, a minha intervenção estava muito longe de querer atingir qualquer intenção epistemológica e muito menos emparceirar do lado da sacralização da modelização dos comportamentos dos agentes económicos. O que eu deduzi do artigo dos Cinco, publicado no Público, mas provavelmente de forma deficiente, até por me encontrar ausente do país, foi uma acusação à "má teoria", que eu subentendi referir-se ao neo-liberalismo, pelo desencadear da crise.

Ora eu, que não me considero neo-liberal, nem a caminho, vi naquela interpretação um tiro no alvo errado. Porque ao acusar-se a "má teoria", e as escolas, se desculpabilizam os reais provocadores, e beneficiários, da crise.

Depois de ler estes seus posts, mais se me arreiga a ideia de que alguém estará a atirar para o lado contrário. Porque:

i) Se a questão é "os economistas produziram a crise?"

ii) e a sua resposta se envolve na epistemologia da ciência económica

iii)a minha conclusão é de que a vossa posição perfila-se ao lado dos Cinco:

iv) a crise é uma consequência da "teoria" predominante nas escolas de economia e gestão.

E, do meu ponto de vista, não é.

E não é, porque, conforme já tenho referido em comentários anteriores, a montagem e distribuição dos produtos financeiros tóxicos que contaminaram a economia globalmente, não decorreu da obsessão pelos instrumentos matemáticos mas da intenção deliberada de encher os bolsos traficando logros.

Admitir que estes agentes de produção e distribuição de pechisbeque aprenderam a arte nas escolas (que até podem não ter sido de economia e gestão) por onde andaram, é o mesmo que absolver o traficante que faz contrafacção misturando óleo de colza no azeite, provocando problemas graves na saúde dos consumidores, alegando que é engenheiro químico.

Não discordo, portanto, da sua excelente explicação acerca da encruzilhada em que se encontra a economia, mas continuo a pensar que a resposta à questão que faz o título dos seus posts é outra: Os traficantes provocaram a crise, e é ingenuidade discutir as escolas que eles frequentaram deixando-os escaparem-se intocáveis para um "resort" dourado algures.

Mais pernicioso e absurdo ainda: Deixá-los voltar para reincidirem.

No comments: