Wednesday, November 07, 2007

OBVIAMENTE DERROTADO

A discussão do orçamento geral do Estado ontem iniciada não apresentou nenhuma novidade para além de três rebuçados que o PM trazia no bolso com a intenção de adoçar o discurso: ampliação dos cuidados prestados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), que passará a integrar pela primeira vez um programa nacional de saúde oral, a vacina contra o cancro do colo do útero e o apoio à procriação medicamente assistida.
.
Tudo o mais era previsível. Sócrates jogou declaradamente ao ataque, como quem joga em casa e com o vento pelas costas. Foi sarcástico com Santana Lopes e Paulo Portas, atrevendo-se a desafiar este para terrenos que só porque sim tinham a ver com o orçamento ao confrontá-lo com a ideia de Portas querer multar as famílias dos alunos faltosos. Repreendeu a esquerda que só critica e que não repara nas propostas de melhoria de acções sociais que o orçamento contempla.
Santana, no fim do dia, deu-se por derrorado neste primeiro round atribuindo a vitória ao PM pelo facto de a este terem sido atribuidas 30 balas e a ele, Santana, só 5. Amanhã, disse, terá tempo de atirar mais e melhor. Veremos.
.
Veremos que a antecipação de Menezes ao enunciar em conferência na véspera os pontos pelos quais o PSD se vai bater retirou a Santana a vantagem da surpresa e obriga-o a assumir ao papel caricato de quem foi incumbido de dar um recado cuja mensagem já toda a gente conhece.
.
Pelo andar da carruagem percebe-se que nenhuma proposta alternativa estruturada e credível irá confrontar-se com a proposta do governo. Hoje e amanhã os trabalhos vão arrastar-se penosamente até à hora em que o presidente da AR perguntará quem vota a favor (o PS, salvo talvez os deputados dos Açores), quem vota contra (todos os outros). Nada de novo. Só passado, disse o PR a propósito dos líderes das oposições e dos seus discursos. E, convenhamos, que quanto a este aspecto tem toda a razão. Enquanto PSD e CDS não se regenerarem, Sócrates está condenado a governar até o tempo lhe apodrecer os cascos do barco.

No comments: