Wednesday, November 21, 2007

A PONTE DA PRAIA DO RIBATEJO

Hoje de manhã, ouvimos na antena 1 que o tabuleiro da ponte ferroviária que liga a Praia do Ribatejo a Constância deslocou-se 20 centímetros sem que tenha havido deslocação dos pilares. Está suspenso o trânsito de combóios e, como medida de precaução, suspenso também o trânsito rodoviário na ponte ao lado. A tragédia de Entre-os-Rios assim como um sem número de outros acidentes, felizmente de menor gravidade, dão-nos conta com demasiada frequência da fragilidade das infraestruturas ferroviárias, e de algumas rodoviárias, do nosso país.
.
É no contexto de uma rede ferroviária que não responde minimamente às necessidades do país, mesmo em zonas densamente povoadas, como a Grande Lisboa e o Grande Porto, que este governo decide avançar com o projecto de comboios de alta velocidade entre o Porto, Lisboa e Madrid. Sabe-se que tal projecto poupará não mais do que quinze a vinte minutos entre Porto e Lisboa e que não haverá, seguramente passageiros em número suficiente que justifique a ligação em alta velocidade a Espanha.
.
Fuga em frente, a toda a velocidade, portanto.
É por grandes projectos que se lambem as grandes empresas de obras públicas, algumas das quais, segundo João Amaral Tomaz, deveriam ter vergonha e pagar os impostos que são devidos.
.
Pelo menos, isso.

No comments: