Tuesday, June 16, 2015

OS BÁLTICOS - 2

Estivemos lá há uns dias atrás. 
Em Kaunas , agora a segunda maior cidade da Lituânia, depois de ter sido o principal centro económico e cultural desde princípios do sec. XV, perguntámos a uma lituana de Kaunas, na casa dos trinta, se era sentida pela população em geral alguma inquietação depois da ocupação da Crimeia pela Rússia e dos combates no leste da Ucrânia. A Lituânia foi a primeira república soviética a proclamar a independência, a 11 de Março de 1990, teria a nossa interlocutora, quanto muito, entre 5 e 10 anos de idade. 

- Há dias, respondeu-nos ela, acordei sobressaltada a sonhar com um bombardeamento sobre a minha casa. Afinal, tratava-se do ruído madrugador provocado por um descarregamento de materiais para arranjo da rua. 
- Por que é que é tão elevada a taxa de suicídio na Lituânia? 
(Lithuania has seen a dramatic rise in suicides in the post-Soviet years, and now records the third highest suicide rate in the world. Lithuania also has the highest homicide rate in the EU, cf. aqui)
- Talvez pelo excesso de alcoolismo, pela depressão provocada pelas noites longas de inverno ... talvez ... 
Desisti de perguntar-lhe por que razão se observa na Lituânia a maior taxa de homicídios na UE.
- Como se relacionam entre si os diferentes grupos étnicos que vivem na Lituânia? São frequentes os casamentos entre lituanos e russos? 
- Já não há muitos russos na Lituânia. (5,8%, segundo a Wikipédia)
- Por que razão decresceu tanto a população do país nos últimos 25 anos?
- Muita gente emigrou. Para Inglaterra, para a Alemanha ...
- ... e os russos para a Rússia  ... 
- Nem todos, mas muitos sim.

Com efeito, e esse é um fenómeno demográfico que se observa, mais ou menos acentudamente em qualquer dos três países, a população da Lituânia decresceu cerca de 10% a partir da abertura consentida pela independência em 1990.

População da Lituânia (em milhões de habitantes) entre 1950 e 2010

Consequentemente, também o PIB do país caiu significativamente. Segundo o Relatório do Desenvolvimento Humano 2014 das Nações Unidas (PNUD),o Rendimento Nacional Bruto (RNB) per capita terá atingido os 23740 dólares, em termos de paridade de poder de compra (PPP) posicionando-se a Lituânia na 35ª. posição do ranking do Índice de Desenvolvimento Humano. Portugal, com RNB per capita de 24130 dólares ocupou o 41º. lugar da lista em consequência de indicadores inferiores na educação.

Na Letónia, com um território de superfície equivalente ao da Lituânia (cerca de 65 mil km2), residem cerca de 2 milhões de habitantes, dos quais cerca de 27% são de origem russa. Destes, cerca de 14% não são considerados cidadãos da Letónia por terem entrado depois da ocupação soviética em 1944. Tal exclusão pode explicar em parte a saída de residentes russos após a independência em 1991  e a redução da população residente de 2,7 milhões em 1989 para os actuais 2 milhões.


No ranking do PNUD a Letónia ocupa a 48ª. posição com um RNB de 22186 dólares em PPP.

Na Estónia, em cerca de 45 mil km2 residem cerca de 1,3 milhões de habitantes, dos quais cerca de 25% são de origem russa. No distrito de Harju a população russa atinge os 36% e em Ida-Viru, junto à fronteira com a Rússia, 70%. Entre 1990 e 2008 a população residente na Estónia decresceu de 1,7 milhões em 1989 para os cerca de 1,3 milhões actuais.

No ranking do PNUD a Estónia ocupa a 33ª. posição com um RNB de 23387 dólares em PPP. Recorde-se que Portugal, com um RNB de 24130 dólares em PPP (valores de 2011 em qualquer caso) se situou na 41ª. posição em consequência dos indicadores de educação. A propósito, registe-se que a Estónia é um dos países com maior intensidade de comunicações pela internet e o Skype tem carimbo de criação e desenvolvimento estoniano.


1 comment:

Unknown said...

Aparentemente os russos não estão muito inclinados a emigrar para a UE.Aqui seria uma entrada mais suave, presumo.