Saturday, January 22, 2011

O JOGO DA CABRA CEGA

Greve da PJ paralisa investigações a BPN e BPP

Processos ligados ao crime económico estão paralisados. Mandados de busca expiram e têm de ser renovados.

Uma equipa de inspectores da Unidade Nacional Contra a Corrupção (UNCC) dirigiu-se, na quarta-feira, a um acampamento de ciganos para fazer uma busca. Além de provas, os investigadores procuravam um suspeito de contrabando, para ser constituído arguido. Mas como os inspectores apenas trabalham a partir das 09.00, quando chegaram ao local o suspeito já não se encontrava.

Um dia chegarão à conclusão que o direito à greve na função pública deverá ser fortemente condicionado ou até mesmo eliminado. Até lá,  brinca-se à cabra cega.

Na Alemanha, embora cerca de 60% dos trabalhadores da função pública estejam sindicalizados, os aumentos no sector público têm-se ficado aquém dos aumentos no sector privado. Aos  funcionários públicos, que usufruem de um regime especial de pensões e de segurança de emprego (como em muitos países, incluindo Portugal) não lhes é concedido o direito à greve. A ideia de recorrer à greve por razões políticas, aliás, é impensável entre os trabalhadores de todo o sector público. (aqui)

No comments: