Thursday, January 13, 2011

AINDA A PROPÓSITO

de procura elevada e juros altos, aqui.

- Não lhe parece estranho que tendo a procura excedido 3,2 vezes a oferta os juros se mantenham tão altos?
- Não lhe parece estranho que este excesso, que também se tem observado em leilões passados, é artificial e construído a pedido?
- Não lhe parece estranho que ninguém aborde este fenómeno e, pelo contrário, pela ausência de comentários se possa deduzir que o considerem muito normal?

12 de Janeiro de 2011 19:20

- Num leilão de títulos da dívida a procura ser superior à oferta significa que há quem estivesse disposto a comprar, mas a taxa de juro superior à taxa em que se parou de vender.

12 de Janeiro de 2011 22:17

- Obrigado, mas não me convence.
" há quem estivesse disposto a comprar, mas a taxa de juro superior à taxa em que se parou de vender."
Então, sendo assim, trata-se de uma procura manipulada. É sempre possível aumentar a procura (exagerando) até ao infinito.
Mas é uma procura sem significado legítimo.
Se na lota do peixe aparecem muitos compradores e pouco peixe, o preço do leilão sobe. A menos que muitos desses compradores apenas sejam mirones, estejam lá para ver o espectáculo e apenas dois ou três estejam interessados no peixe. Neste caso, o preço, provavelmente desce, porque a procura real é baixa para o pouco peixe oferecido.

Só é legítimo falar-se de um excesso de procura sobre a oferta se, por exemplo no caso de uma OPV, a subscrição é feita a um dado preço. Neste caso o número de interessados em a adquirir aquele preço pode exceder várias vezes o número de acções em venda. E tem de se proceder a um rateio.

Pelo menos era assim no século passado ...

1 comment:

Luís Aguiar-Conraria said...

Tens toda a razão. É exactamente como dizes