Monday, January 24, 2011

XEQUE AO REI - 18

Ou uma bala chamada Silva
Silva´s bullet

...
A coalition would be much easier on the right, with hints of a potential alliance between the PSD and the small conservative Popular Party already in the air. Portugal’s bond yields are already close to levels that the government concedes are unsustainable. If the markets force Mr Sócrates to reach out for international help, the first decisive act of Mr Cavaco Silva's new mandate could be to call another election, which would almost certainly give the centre-right its long-desired goal of "a president, a government and a solid majority"

more

Divirjo em parte desta perspectiva do Economist, que talvez seja a posição não evidente por enquanto dos líderes do PS e do CDS.
Continuo a pensar que se a situação financeira se continuar a deteriorar, se as convulsões sociais dipararem, e o xerife tiver que sacar da arma atómica, e daí resultar uma (provável, ma non troppo) maioria absoluta PSD/CDS no parlamento, poderemos continuar a assistir à mesma tragédia com outros artistas. Liberto das responsabilidades de governo, o PS passará um testemunho que não poderá deixar de queimar os novos estafetas.

O semi-presidencialismo, caracterizadamente parlamentarista quando os governos dispõem de maioria sólida no parlamento, assume um pendor presidencialista quando esse suporte parlamentar não existe. Na actual situação, o PR deveria assumir a presidência efectiva de um governo de iniciativa presidencial que contasse com a participação do PS (para que não fosse dispensado de assumir as suas responsabilidades) e do PSD e CDS, para assegurar uma maioria sólida que a recuperação económica e financeira do país exige.

E se os partidos convocados não aceitassem?

O PR deveria dissolver a AR e explicar bastante bem aos portugueses as diligências que tinha feito e as reacções dos diferentes partidos a essas diligências, devolvendo aos eleitores o poder de os julgar.

No comments: