Thursday, January 20, 2011

O ABSURDO EM CADA ESQUINA

PS e PSD de acordo: Lisboa passará a ter 24 minicâmaras em vez de 53 freguesias.

Se os partidos cedem facilmente ao populismo com o objectivo de garantir votos, lamentavelmente as coligações não reduzem necessariamente a  apetência pela demagogia, e podem até potenciá-la.

Muita gente dos quadrantes políticos responsáveis, isto é, daqueles que se propõem assumir responsabilidades de governo, concorda que o número de freguesias deve ser drasticamente reduzida. Do meu ponto de vista, tenho-o anotado neste caderno várias vezes, deveriam ser todas extintas.

Segundo notícias divulgadas hoje, em Lisboa haverá já um acordo que permite transformar as actuais 53 juntas de freguesia em 24 minicâmaras.

Se isso acontecer é criado um precedente que abrirá caminho a uma institucionalização da pulverização do municipalismo que será ainda mais abusurda, do ponto de vista da racionalidade dos governos  locais, que a multiplicidade incompreensível de freguesias que hoje existem. 

3 comments:

António said...

Vê?
freguesias é muito melhor. São muitas, são poucas?
Menos freguesias e mais câmaras municipais. Porreiro, pá!
Sempre dá para empregar o dobro dos boys, altera-se a lei e paga-se muito melhor à rapaziada do que se paga actualmente.
Aumenta a despesa?
Fecha-se mais umas vinte escolas, outros tantos centros de saude e assim por diante.
Para isto não há crise.

rui fonseca said...

"Para isto não há crise."

Há , há! Há crise democrática.

António said...

Totalmente em desacordo!
Não pode haver crise democrática, onde não existe Democracia.
Você pensa que vive numa democracia. Acorde!
Nem sequer pode haver democracia, quando um cidadão que pensa que vive numa, embora eu pense que esse cidadão saiba o que são verdadeiras Democracias, quando se refere a isso como democracia.
Ou é a sério, com letra grande e tudo, ou então não é.
Em Portugal, não é de certeza.