Friday, February 06, 2009

SIGILO SUSPEITO

Lê-se hoje no Público que a comissão de inquérito ao BPN "encalha " no sigilo bancário. Supervisor tem recusado a dar a resposta à maioria dos pedidos de informações e deputados ponderam intervenção judicial.
.
Lê-se, e o nosso espanto já não tem mais por onde aumentar. O Banco de Portugal, depois de manifestamente ter feito vista grossa ao que se passava no BPN, e que era vox populi há muito tempo, depois de claramente ter omitido as diligências mais óbvias para intersectar os negócios ilícitos forjados pela administração do BPN da altura, depois de se ter esquecido de ler os relatórios dos auditores e de lhes prestar a atenção devida, depois de ter recomendado a nacionalização do banco insolvente transferindo para o orçamento o ónus do pagamento do buraco e para os contribuintes a obrigação arcar com a despesa, depois de ter mostrado a mais indolente conduta na clarificação da bronca que amamentou, recusa-se agora esclarecer quem foram aqueles que beneficiaram com o crime!
.
É por demais evidente que sem identificação dos infractores e dos beneficiários das infracções, não há ressarcimento possível dos valores com que agora se tapa o buraco nem justiça que possa julgar os culpados. Tudo será digerido, segundo o senhor governador, pelo tempo e pelo orçamento que os papalvos serão obrigados a suprir.
.
Desde quando é que os interesses de uma minoria, neste caso suspeita de crimes, se pode sobrepor aos de toda uma comunidade que, mais cedo do que tarde, será chamada a pagar a factura dos estragos que eles causaram?
.
Na mesma página que dava conta do "encalhe" do inquérito parlamentar no sigilo bancário é referido que Teixeira dos Santos, falando acerca do BPN e BPP, afirmou: "Não foi gasto dinheiro dos contribuintes". Louçã já lhe deu a resposta merecida: "Não se gastou (dinheiro dos contribuintes) mas o dinheiro da CGD já lá está."
Evidentemente que Teixeira dos Santos estava, com esta afirmação, a querer tomar por tolos todos os portugueses. Falta de respeitinho, senhor ministro! Respeite-se.

5 comments:

António said...

Boa noite.

Infelizmente para todos, dou-lhe as boas vindas.

Rui Fonseca said...

Caro António, Boa Noite!

"Infelizmente para todos, dou-lhe as boas vindas."


Pode descodificar sff?

António said...

Ainda há pouco o Rui dava o benefício da duvida à entidade que é paga para nos defender de coisas vergonhosas como as que aconteceram na banca nacional.

Do meu ponto de vista que me pauto pela honestidade e tento que cada cêntimo que me pagam seja bem retribuído da minha parte com trabalho sério, dedicação e lealdade, é muito indigesto saber que há pessoas que o não fazem dessa forma.Como eu há muitos, mas para o estado a que isto chegou, parece haver muitos mais que assim não são.Receber e não trabalhar, tem um nome. Juntar a isso incompetência, laxismo e aldrabice, agrava em muito o termo.
Claro que enquanto tudo corre bem, essas criaturas são uma sumidade.Tentam a todo o custo, atirando lama e areia para cima dos outros, branquear a sua ineficácia.
Durante algum tempo lá vão levando a água ao seu moinho, mas um dia a coisa ganha uma tal dimensão que já ninguém acredita neles.
Mesmo assim agarram-se como podem e a sua falta de vergonha lhes permite, ao lugar que lhes foi entregue de boa fé.
Ainda esperam ganhar mais.

A meu ver tardou um pouco a ver o que se passava.
Mas mais vale tarde do que nunca e por isso, lhe dou as boas vindas ao meu grupo que é o de quem já não acredita em nada disto nem considera que isto seja uma Democracia.
Neste grupo, você ocupará a posição que quiser, mas para mal de todos nós e embora você não queira muito, está cá.

Não me leve a mal.
Um Abraço.

Rui Fonseca said...

Diz o António,

"Ainda há pouco o Rui dava o benefício da duvida à entidade que é paga para nos defender de coisas vergonhosas como as que aconteceram na banca nacional."

o que manifestamente não corresponde aquilo que tenho escrito sobre o BP e o seu governador.

Já dediquei ao BP e ao seu governador mais de 50 posts, pelo menos desde 18/04/2007. E sempre desfavoráveis a VC.

Num deles, por exemplo, em 4.11.2008 escrevi, além do mais, que

"Quanto à administração do B(r)anco de Portugal, e em particular do seu governador, já deveria ter sido demitida. Não está em causa a competência técnica de Vitor Constâncio mas a sua mais que provada inabilidade para governar seja o que for."

O que o António talvez queira dizer é que eu pelo facto de criticar VC também critico Miguel Cadilhe.

Não vejo que não possa deixar de ser assim. No caso do BPN, VC tem culpas grossas mas essas culpas não desculpabilizam os que praticaram ilícitos nem a ingenuidade de que Miguel Cadilhe quis convencer-nos.

António said...

Bom dia.
Está bem.
Até logo.