Saturday, November 15, 2008

UMA QUESTÃO DE QUOTAS

Mais uma manifestação de professores, desta vez, segundo dizem, não mobilizada pelos sindicatos. Representantes dos manifestantes são recebidos na AR por deputadoso do BE, CDS e PSD. Todos os professores, ou quase todos, dizem aceitar a avaliação de desempenho, mas não esta. Os partidos da oposição bebem-lhes as palavras, e repetem o mesmo.
.
Há nesta aparente disponibilidade de todos uma dissimulação que o tempo descobrirá completamente: Se a persistência da ministra soçobrar, por meio de uma qualquer medida que a substitua no cargo, repetindo-se o erro cometido com a substituição do anterior ministro da saúde, constatar-se-á a evidência de que o que está em causa nesta mobilização de professores não é o sistema de avaliação de desempenho, nem quaisquer absurdos burocráticos que lhe estejam, eventualmente, ligados, mas a questão das quotas.
.
Qualquer sistema de avaliação de desempenho que mantenha o sistema de quotas não será aceite nem pelos sindicatos nem pelos professores; qualquer sistema, mesmo o actual, que abandone as quotas e permita que, no limite, todos sejam considerados excelentes será bem recebido pelos professores com o regozijo transitório dos sindicatos.
.
Transitório, porque a partir daí descobrirão outros meios de mobilizar o descontentamento latente dos seus associados para se poderem manter nos seus lugares.

No comments: