Thursday, November 20, 2008

BYBLOS - 2

No dia 11 de Fevereiro deste ano escrevi aqui,
.
BYBLOS
Fui levado pela publicidade gigante pendurada nos ombros do novo edifício da zona das Amoreiras que anuncia estar ali a maior livraria de Portugal. E deve estar. E digo, deve estar, apenas por uma questão de cepticismo meu congénito relativamente a tudo que se reclama maior que, porque eu nunca vi maior, nem em Portugal nem em outra parte do mundo. Mesmo as maiores livrarias da Barnes & Noble nos Estados Unidos serão, quanto muito, suponho, de dimensão equiparável. São mais de 3200 metros quadrados distribuídos por dois pisos, dedicados fundamentalmente à exposição de livros, alguns deles empilhados em blocos de milhares de exemplares de uma só obra. E talvez sejam estas pilhas de papel impresso que dão a impressão de termos entrado mesmo no maior espaço livreiro do mundo.
.
A clientela não abundava e as caixas estavam paradas quando por lá passei.
.
Saí com a sensação de que cada vez percebo menos de negócios.
.
Hoje, o meu Amigo FC., a propósito de Notícia do dia comentava que, para além do desaire da equipa das quinas e da insólita candidatura do Banco Português Privado a uma garantia do Estado para o financiamento das suas actividades especulativas haverá que juntar a notícia do encerramento da Byblos:
.
Sobre a livraria Byblos escrevi no meu blog em 19 de Fevereiro deste ano: “Livros : a tabuleta pode ser (não é) muito chamativa : «Byblos, livrarias», mas aquele interior...É um espaço anunciado de 3.300m2, bem estruturado para que os clientes vejam, manuseiem e, se quiserem, saboreiem os livros que superabundam nas ofertas temáticas mais variadas. O dístico apenso à parede convida ao relax: «sempre imaginei que o Paraiso fosse uma espécie de livraria»(Jorge Luís Borges).Clientes? Onde estão eles? Ali ao lado, no CC Amoreiras, acotovelam-se. Aqui escasseiam. Pensamos grande, agimos pequeno”. Logo vaticinei para comigo este triste fim.
.
Como é costume dizer-se, estava-lhe na cara.
A dúvida que me sobra é se quem investiu não sabia no que se metia ou se se meteu por outras razões que desconheço mas posso especular.

No comments: