Tuesday, November 11, 2008

MÁ EDUCAÇÃO - 2

.
É, realmente vergonhoso, mas era esperado.
.
Há nesta coligação sindicatos-professores-alunos-oposições, uma convergência de interesses que só pode terminar um dia destes com a desistência da ministra e a nomeação de um outro são sebastião.
.
Porque até hoje, e já lá vão três dezenas de anos de vivênvia em democracia, nenhum ministro da educação conseguiu sair-se airosamente da incumbência. E de cenas destas ou parecidas já estamos servidos quanto baste.
.
O problema da educação, que todos concordam ser nuclear na viragem que o nosso país precisa, só terá solução se o objectivo a perseguir for mais e melhor educação. Para que tal objectivo se atinja é forçoso que haja mais e melhor trabalho. Com mais exigência, portanto. Ora não há exigência sem avaliação, um conceito que faz arrepiar muitos professores, muitos alunos, muitos pais, com grande regozijo dos sindicatos e das oposições.
.
Se o governo fosse PSD, a história seria exactamente a mesma, trocando o papel de oposição com o PS.
Assim, não vamos lá.
.
Cerca de três centenas de manifestantes, entre alunos e professores, obrigaram esta tarde a Ministra da Educação a abandonar a cidade de Fafe, sem cumprir o evento que tinha programado. Com palavras de ordem e ovos, os protestantes nem deixaram a ministra pôr o pé fora do carro.
Maria de Lurdes Rodrigues tinha programada a presença na entrega de diplomas a mais formandos do Centro de Novas Oportunidades da Escola Profissional de Fafe. À chegada ao Estúdio Fénix, local marcado para a sessão, Maria de Lurdes Rodrigues deparou-se com a manifestação.
Os alunos aproximaram-se rapidamente da viatura oficial, alguns atirando ovos, e a ministra nem chegou a sair do carro. Após uma curta conversa circunstancial com o presidente da Câmara Municipal o carro da governante arrancou a grande velocidade em direcção à auto-estrada.
Na sua frente seguiu o carro que transportava Margarida Moreira, directora da Direcção Regional de Educação do Norte. Sujeito à ira dos alunos esteve a viatura oficial do município de Fafe.
Após este incidente chegaram ao local mais reforços da GNR que controlaram a situação. No entanto, há a registar a identificação de alguns alunos e a apreensão de algumas caixas de ovos.
A cerimónia de entrega de diplomas decorreu sem a presença da Ministra.

2 comments:

António said...

Boa noite.
Isto de avaliações, é uma seca, uma coisa perigosa, uma ameaça para o futuro das carreiras profissionais.Por isso, sou a favor das avaliações criteriosas, que sirvam para separar o trigo do joio, mas nunca encontrei nenhuma que servisse para tal. Mas mesmo assim, com defeitos e tudo, são necessárias.
Quanto à actual "excelência" do ensino que temos, o melhor para pôr as estatísticas a brilhar é dar vinte a cada aluno, em cada disciplina e mandar os profs à vida.
Se actualmente um tipo se forma em engenharia e só sabe excel, pouco word e muito power point, daqui a algum tempo as coisas estarão muito mais escabrosas.
Estamos a caminho da ruína intelectual quando se permite o uso de calculadora para somar 2 + 2.
Calculadora ou Magalhães para perguntar por msn.
Isto está mau.

Rui Fonseca said...

António,

O problema maior dos professores, aquele que verdadeiramente os leva a juntarem-se todos na manif é a perda das promoções automáticas.

As avaliações não os incomodaria se continuassem a ser todos promovidos com o decorrer do tempo.